domingo, 14 de outubro de 2012

Campeonato Carioca - 1989 - Botafogo 1x0 Flamengo

Maurício marca aos 12 do Segundo Tempo
Há exatos 20 anos, em 21 de junho de 1989, acabava um período de duas décadas sem que os alvinegros pudessem comemorar um título importante. Com o gol histórico de Maurício, com o número 7 eternizado por Garrincha às costas, o Botafogo derrotava o Flamengo em uma noite de quarta-feira no Maracanã e conquista o título carioca de 89

O clube passou em branco nos anos 70. Mas o acalentado sonho se concretizou antes que os anos 80 terminassem. Com Josimar na lateral direita, Mauro Galvão e Wilson Gottardo formando uma das melhores duplas de zagas da história do clube (a melhor para Gottardo), Carlos Alberto Santos no meio-campo e Maurício e Paulinho Criciúma na frente, todos comandados por Valdir Espinosa, o Alvinegro fez uma campanha irrepreensível, sem uma derrota sequer em 24 partidas (15 vitórias e nove empates). 

O primeiro jogo da decisão terminou (0x0). Uma vitória na segunda partida garantia a conquista tão esperada. E o triunfo ocorreu graças a uma jogada aos 12 minutos da etapa final. Mazolinha recebeu de Luizinho, arrancou pela esquerda e cruzou para a área. Maurício deu um ‘empurrãozinho’ em Leonardo e completou de primeira para a rede, sem defesa para Zé Carlos.
Maurício coloca fim ao jejum de Títulos do Fogão