quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Copa do Mundo de 1950 - Brasil 1x2 Uruguai

Ghiggia vence o Goleiro Barbosa e marca o 2° Gol no "Maracanazo"
E o Brasil só não foi campeão por antecipação porque o Uruguai derrotou a Suécia por 3 a 2, de virada, com dois gols marcados nos últimos 15 minutos. Foi nesse clima de "já ganhou" que mais de 200 mil pessoas foram ao estádio do Maracanã na tarde de 16 de julho. O Brasil precisava só do empate para ficar com o título e partiu com tudo para cima da seleção uruguaia. O primeiro tempo ficou no (0x0). 

No segundo, a certeza do título aumentou após o gol do brasileiro Friaça, aos 2min. Entretanto, o que era para ser o começo da festa se transformou no princípio da tragédia. O Brasil partiu ainda mais para o ataque e deixou a defesa desguarnecida. Aos 21min, Ghiggia bateu Bigode na corrida e tocou para Schiaffino empatar a partida. Animado com o gol, o Uruguai se lançou ao ataque e conseguiu o que parecia impossível: derrotar o Brasil. 


Aos 34min, Ghiggia superou novamente Bigode e entrou na área para chutar à esquerda de Barbosa. O goleiro do Vasco saltou, mas não conseguiu agarrar a bola, que morreu no fundo da rede. O gol acabou com a empolgação da torcida brasileira, que viu o Uruguai segurar o jogo nos minutos restantes para ficar com o título de campeão mundial pela segunda vez. O episódio entrou para a história como "Maracanazo", uma das maiores zebra de todos os tempos.
Schiaffino empata para o Uruguai na tragédia de 50