Seleção Brasileira de 1930 |
A estreia da Seleção Brasileira nos Mundiais exigiu uma viagem de 15 dias de navio e refletiu um racha entre dirigentes do Rio de Janeiro e de São Paulo. A comissão técnica da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) foi montada sem a presença de integrantes da Associação Paulista de Esportes Atléticos.
Em retaliação, São Paulo vetou a convocação de jogadores que atuavam no estado. Assim, nomes importantes na época, como Arthur Friedenreich, Feitiço e Armando Del Debbio não vestiram a camisa da seleção que atuou no Uruguai.
Aquém de seu potencial máximo e diante de um rigoroso frio no inverno uruguaio, a equipe nacional foi derrotada na estreia pela Iugoslávia, por (2x1). Coube a Preguinho a honra de marcar o primeiro gol brasileiro em mundiais.
O revés diante dos europeus significou a eliminação do Brasil, já que a Iugoslávia bateu a Bolívia por (4x0) e apenas uma equipe seguia para a semifinal. A seleção se despediu do Uruguai com uma goleada de (4x0) contra a mesma Bolívia, com dois gols de Moderato e outros dois de Preguinho.
Números da Copa |
Poster Oficial |