O Mundialito de 1980
Em 1980 a FIFA organizou um torneio no Uruguai para comemorar o cinquentenário da primeira Copa do Mundo, realizada em 1930 também em terras uruguaias.
O torneio ficou conhecido como "Mundialito" - ou Copa de Ouro - e reunia todos os campeões mundiais da época (Alemanha, Itália, Argentina, Uruguai e Brasil), com exceção da Inglaterra, que declinara do convite. Em seu lugar participou a Holanda, que vinha de dois vices campeonatos na década de 1970.
O Uruguai venceu o torneio. A final foi realizada em 10 de janeiro de 1981 no Centenário entre Uruguai e Brasil. O resultado foi (2x1) para a Celeste Olímpica, treinada pelo ex-goleiro Máspoli, titular no Maracanazo de 1950. O Brasil já era comandado por Telê Santana e começava a tomar corpo para tornar-se o time que, dois anos depois, encantaria o mundo na Copa da Espanha.
Os uruguaios, apesar do ótimo time que contava com Rodolfo Rodriguez, Victorino, Hugo de Léon e Rúben Paz acabaram ficando de fora da Copa no ano seguinte, após deprimente desclassificação nas Eliminatórias diante do Peru.
A conquista do torneio é um dos pontos altos do currículo da Celeste Olímpica nos últimos tempos, somado com as conquistas das edições da Copa América de 1983, 1985 e 1995.
Final
10.01.81 Montevideo, Centenario
URUGUAI 2X1 BRASIL
Árbitro: Erich Linemayr AUT
URUGUAI: Rodríguez - Diogo, Olivera, De León, Martínez - Krasouski, De La Peña (36 Barrios), Paz
- Ramos, Victorino, Morales
BRASIL: João Leite - Edevaldo, Oscar, Luizinho, Júnior - Batista, Toninho Cerezo, Paulo Isidoro - Tita (Serginho), Sócrates, Zé Sérgio (Éder)
1:0 Barrios 50, 1:1 Sócrates 62 p, 2:1 Victorino 80 h