sábado, 10 de novembro de 2012

Copa de 1998 - A Convulsão de Ronaldo

Brasileiros não se entendem após Polêmica
No dia da decisão, o atacante Ronaldo sofreu uma convulsão horas antes da partida. Examinado em uma clínica francesa, foi liberado para atuar pelos médicos. O episódio abalou a seleção brasileira, que ficou assustada e dividida sobre a escalação do jogador. Para o público, Ronaldo primeiro teve problemas no tornozelo. Depois, uma convulsão. Mais tarde, uma crise nervosa, disseram que teria "amarelado". 

A verdade jamais foi esclarecida totalmente. Foi a terceira e última mentira brasileira na Copa. O que aconteceu na partida decisiva não é mistério para ninguém. Diante dos donos da casa, o Brasil não conseguiu enganar. Comandada por Zinedine Zidane, a França gastou a bola e venceu fácil por (3x0). Antes disso, o Brasil jamais havia perdido um jogo de Copa do Mundo por tamanha diferença de gols. 

Com os três gols sofridos, a defesa brasileira levou 10 gols no total, terminando a competição como a defesa mais vazada entre as 32 seleções. Foi também a primeira vez, desde 1974, que o Brasil perdeu dois jogos no mesmo Mundial. E o título ficou em boas mãos. 
Ronaldo atordoado após derrota na Final da Copa