Campeões da Taça Libertadores da América


A Copa Libertadores da América de 2016, foi a 57ª edição da competição de futebol realizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). Participaram clubes das dez associações sul-americanas, mais três clubes do México, como associação convidada. O Atlético Nacional, da Colômbia, conquistou seu segundo título na competição ao vencer o Independiente del Valle, do Equador, clube que estreava em finais continentais, por um placar de (1x0) jogando em seu estádio. O primeiro confronto disputado no Equador, houve empate em (1x1).  Como campeão, o clube colombiano participará da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2016 como representante da CONMEBOL. Além da vaga na Copa do Mundo, disputará a Recopa Sul-Americana de 2017 com o clube vencedor da Copa Sul-Americana de 2016.


Jogos da Final:

 Independiente del Valle 1x1 Atlético Nacional
 Atlético Nacional 1x0 Independiente del Valle



A Copa Libertadores da América de 2015, foi a 56ª edição da competição de futebol realizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). Foi realizada entre 3 de fevereiro e 5 de agosto de 2015. O River Plate, da Argentina, conquistou o terceiro título na sua história ao vencer o Tigres, do México. Após um empate em (0x0) no jogo de ida, o segundo jogo terminou em (3x0) para o River Plate que conquistou o torneio pela terceira vez na história após os títulos de 1986 e 1996. Ao chegar à final da competição o River garantiu participação na Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2015 como representante da CONMEBOL, visto que o Tigres pertence a CONCACAF, onde a vaga na Copa do Mundo de Clubes da FIFA é obtida exclusivamente pela Liga dos Campeões da CONCACAF. Além da vaga na Copa do Mundo, o campeão disputará a Recopa Sul-Americana de 2016 com o clube vencedor da Copa Sul-Americana de 2015.


Jogos da Final:

 Tigres 0x0 River Plate
 River Plate 3x0 Tigres



A Copa Libertadores da América de 2014 foi a 55ª edição da competição de futebol realizada anualmente pela CONMEBOL. Realizou-se entre 29 de janeiro e 13 de agosto de 2014, tendo uma pausa para a Copa do Mundo do mesmo ano, realizada no Brasil. Os jogos foram disputados até 14 de maio e o retorno a partir de 23 de julho. Participaram clubes das dez associações sul-americanas mais três clubes do México. Esta edição repetiu a nomenclatura oficial de Copa Bridgestone Libertadores, após a fabricante de pneus japonesa Bridgestone passar a ser a patrocinadora principal em 2013. O melhor colocado não-mexicano garantiu vaga no Mundial de Clubes de 2014 no Marrocos e o campeão (incluindo equipes do México) ganhou o direito de disputar a Recopa Sul-Americana de 2015 com o vencedor da Copa Sul-Americana de 2014. Em final inédita, disputada entre dois clubes que nunca haviam vencido o torneio, o San Lorenzo da Argentina venceu o Nacional do Paraguai por (2x1) no placar agregado. No jogo de ida, disputado no Estádio Defensores del Chaco, empataram por (1x1) e clube argentino garantiu o título após ganhar por (1x0) na partida de volta, jogada no Estádio Nuevo Gasómetro. Pela primeira vez desde que a Libertadores assumiu o novo formato em 2000, o Brasil teve três times eliminados na fase de grupos, sendo que nenhum dos classificados para as oitavas de final foram times de São Paulo ou Rio de Janeiro, fato também inédito para esse período. Dos que avançaram nenhum conseguiu alcançar as semifinais, o que não ocorria desde 1991.

Jogos da Final:

 Nacional 1x1 San Lorenzo
 San Lorenzo 1x0 Nacional




A Copa Libertadores da América de 2013 foi a 54ª edição do torneio de futebol realizada anualmente pela CONMEBOL. Participaram clubes das dez associações sul-americanas mais três clubes do México. Durante o mês de junho a competição foi interrompida após a disputa das quartas-de-final devido a realização da Copa das Confederações no Brasil. A partir desta edição terá a nomenclatura oficial de Copa Bridgestone Libertadores, após a fabricante de pneus japonesa Bridgestone passar a ser a patrocinadora principal, substituindo após cinco anos o banco espanhol Santander. Com relação ao regulamento, pela primeira vez o acumulo de três cartões amarelos renderá suspensão automática aos jogadores (até 2012 apenas uma multa era aplicada aos clubes por cada cartão amarelo). Essa alteração permitiu a inscrição de até 30 jogadores por equipe, a partir da segunda fase. Atlético Mineiro e Olimpia chegaram a final da competição, com o primeiro chegando a uma final inédita e o clube Paraguaio pela sétima vez. Na partida de ida em Assunção, o Olimpia venceu por (2x0), mas o Atlético Mineiro devolveu o placar no jogo de volta, em Belo Horizonte, e o título foi decidido nos pênaltis, após a prorrogação sem gols. O clube Brasileiro venceu por (4x3) e conquistou a Copa Libertadores pela primeira vez. Com isso garantiu vaga no Mundial de Clubes de 2013 no Marrocos e o direito de disputar a Recopa Sul-Americana de 2014 contra o vencedor da Copa Sul-Americana de 2013. Nesta edição, pela primeira vez (6) clubes de um mesmo país se classificaram para a fase de oitavas-de-final, com o Brasil classificando todos os seus representantes.

Jogos da Final:

Olímpia 2x0 Atlético Mineiro
 Atlético Mineiro 2x0 Olímpia
Pênaltis (4x3) Atlético Mineiro



A Copa Libertadores da América de 2012 foi a 53ª edição da competição de futebol realizada todos os anos pela Confederação Sul-Americana de Futebol. Equipes das dez associações sul-americanas mais o México participaram do torneio. Existia também a possibilidade desta edição marcar o início da participação estadunidense na competição, com a presença de três clubes, mas nenhuma vaga foi designada no sorteio da competição realizada a 25 de novembro de 2011. O Corinthians, do Brasil, garantiu o título e uma vaga na Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2012, que será disputada no Japão, como representante da CONMEBOL e o direito de disputar a Recopa Sul-Americana de 2013, ao vencer o time do Boca Juniors, da Argentina. Na partida de ida realizada em La Bombonera, Buenos Aires, as equipes empataram em (1x1), e na partida de volta no Pacaembu Corinthians (2x0) Boca Juniors, garantiu o Título ao Corinthians, de maneira invicta. Foi à primeira conquista da equipe Brasileira na competição.

Jogos da Final:

Boca Juniors 1x1 Corinthians
 Corinthians 2x0 Boca Juniors



A Copa Libertadores da América de 2011 foi a 52ª edição da competição de futebol realizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol. Equipes das dez associações sul-americanas mais o México participaram do torneio. Numa reedição da final de 1962, o Santos novamente superou o Peñarol após empatar sem gols em Montevidéu, e vencer a partida de volta em São Paulo por (2x1).  Com o Terceiro Título (Tricampeão) na história, o Santos garantiu uma vaga na Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2011 que será disputada em dezembro, no Japão. A grande final aconteceu no estádio do Pacaembu (São Paulo) em 22 de Junho de 2011, Santos (2x1) Peñarol gols de (Neymar, Danilo e Durval, contra).

Jogos da Final:

Peñarol 0x0 Santos
 Santos 2x1 Peñarol



A Copa Libertadores de 2010 foi a 51ª edição da Copa Libertadores, competição de futebol realizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol. Equipes das dez associações sul-americanas mais o México participaram do torneio. Durante o mês de junho a competição foi interrompida após a disputa das quartas-de-final devido a realização da Copa do Mundo FIFA na África do Sul. Pela segunda vez na história, o Internacional de Porto Alegre sagrou-se Campeão (Bicampeão) da Copa Libertadores ao vencer ambas as partidas da final contra o Chivas Guadalajara do México. A grande final aconteceu no estádio do Beira-Rio (Porto Alegre) em 18 de Agosto de 2010, Internacional (3x2) Chivas Guadalajara.

Jogos da Final:

Chivas Guadalajara 1x2 Internacional
 Internacional 3x2 Chivas Guadalajara



A Copa Libertadores da América de 2009 foi a 50ª edição da competição de futebol realizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol. Equipes das dez associações sul-americanas e do México participam do torneio. Neste ano, pela segunda vez, a competição teve a nomenclatura oficial de Copa Santander Libertadores, devido ao patrocínio do Grupo Santander. O Estudiantes de La Plata sagrou-se Campeão da Copa Libertadores pela Quarta vez (Tetra-Campeão) ao superar na final o Cruzeiro do Brasil no placar agregado. Com o título a equipe argentina garantiu uma vaga no Campeonato Mundial de Clubes da FIFA 2009, disputado nos Emirados Árabes Unidos. A grande final aconteceu no estádio do Mineirão (Belo Horizonte) em 15 de Julho de 2009, Cruzeiro (1x2) Estudiantes.

Jogos da Final:

Estudiantes 2x1 Cruzeiro
 Cruzeiro 1x2 Estudiantes



A Copa Libertadores da América de 2008 foi a 49ª edição da Copa Libertadores, competição de futebol realizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol. Equipes das dez associações sul-americanas mais o México participaram do torneio. A LDU do Equador sagrou-se Campeã pela primeira vez na história do torneio. Com isso, também ganhou vaga automática nas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA 2008, disputado em Dezembro, no Japão, além de ter conquistado o primeiro título do futebol equatoriano na competição. O Fluminense do Rio de Janeiro chegou na primeira vez em uma final de Libertadores e foi Vice-Campeão. A grande final aconteceu no Maracanã (Rio de Janeiro) em 02 de Julho de 2008, Fluminense (3x1) LDU – na disputa dos Pênaltis (3x1) para a LDU.

Jogos da Final:

LDU 4x2 Fluminense
 Fluminense 3x1 LDU
Pênaltis (1x3) LDU





A Copa Libertadores da América de 2007 foi a 48ª edição da competição de futebol realizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol. A alteração mais significante na forma de disputa da competição com relação à edição anterior é a Regra que evita que dois clubes do mesmo País disputem a Final, como ocorrera nos últimos dois anos. Equipes das dez associações sul-americanas mais o México participaram do torneio que iniciou-se em 25 de janeiro. Campeão do ano anterior, o Sport Club Internacional, foi eliminado na fase de grupos, o que não acontecia desde que o campeão voltou a disputar essa fase da competição. O Boca Juniors da Argentina, sagrou-se Campeão pela Sexta vez (Hexa-Campeão) em sua história ao superar na decisão o Grêmio do Brasil. A grande final aconteceu no estádio Olímpico (Porto Alegre) em 20 de Junho de 2007, Grêmio (0x2) Boca Juniors gols de (Riquelme,2).

Jogos da Final:

Boca Juniors 3x0 Grêmio
 Grêmio 0x2 Boca Juniors



A Copa Libertadores da América de 2006 foi a 47ª edição da competição de futebol realizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol. Equipes das dez associações sul-americanas mais o México participaram do torneio. Pelo segundo ano consecutivo, a Final envolveu duas equipes de um mesmo País e novamente eram Brasileiras. Após vencer o São Paulo por (2x1) no estádio do Morumbi, (Cidade de São Paulo) o Internacional levou a vantagem para seu estádio para o jogo decisivo. A grande final aconteceu no estádio do Beira-Rio (Porto Alegre) em 16 de Agosto de 2006, Internacional (2x2) São Paulo gols de (Fernandão, Tinga, Fabão e Lenílson) assim o Inter conquistou o Título pela primeira vez em sua história.

Jogos da Final:

São Paulo 1x2 Internacional
 Internacional 2x2 São Paulo



A Copa Libertadores da América de 2005 foi a 46ª edição da Copa Libertadores da América. Participaram trinta e oito equipes das dez associações sul-americanas mais o México. O torneio teve início em 01 de fevereiro de 2005. Pela primeira vez a final envolveu duas equipes de um mesmo País, essas equipes eram Brasileiras e o goleiro Rogério Ceni anotou 5 gols nesta edição, sendo que o São Paulo conquistou o título pela terceira vez em sua história (Tricampeão) ao superar o Atlético Paranaense. A grande final aconteceu no estádio do Morumbi (São Paulo) em 14 de Julho de 2005, São Paulo (4x0) Atlético Paranaense.

Jogos da Final:

Atlético Paranaense 1x1 São Paulo
 São Paulo 4x0 Atlético Paranaense




A Edição de 2004 da Copa Libertadores da América foi a 45ª disputada na história. O clube Once Caldas da Colômbia, conquistou o Título pela primeira vez, sendo o segundo time desse país a conseguir tal feito. O campeonato foi obtido diante do Boca Juniors da Argentina. O torneio teve início em 3 de fevereiro de 2004. A grande final aconteceu no estádio Palogrande (Manizales) em 01 de Julho de 2004, Once Caldas (1x1) Boca Juniors (2x0) – na disputa dos Pênaltis para o Once Caldas.

Jogos da Final:

Boca Juniors 0x0 Once Caldas
 Once Caldas 1x1 Boca Juniors
Pênaltis (2x0) Once Caldas



A Edição da Copa Libertadores da América de 2003 teve como Campeão (Pentacampeão) o Boca Juniors da Argentina, que venceu o clube Brasileiro o Santos FC na final. No primeiro jogo das finais no estádio La Bombonera (Buenos Aires) vitória do Boca Juniors por (2x0). A grande final aconteceu no estádio do Morumbi (São Paulo) em 02 de Julho de 2003, Santos (1x3) Boca Juniors.

Jogos da Final:

Boca Juniors 2x0 Santos
 Santos 1x3 Boca Juniors




A Edição de 2002 da Copa Libertadores da América foi a 43ª organizada pela CONMEBOL ao longo da história. O Club Olímpia do Paraguai, conquistou o Título da competição (Tricampeão) após derrotar o São Caetano do Brasil. No primeiro jogo das finais disputado no Defensores Del Chaco (Assunção) vitória do São Caetano por (1x0). A grande final aconteceu no estádio do Pacaembu (São Paulo) em 31 de Julho de 2002, São Caetano (1x2) Olímpia (4x2) – na disputa dos Pênaltis para o Olímpia.  

Jogos da Final:

Olimpia 0x1 São Caetano
 São Caetano 1x2 Olimpia
Pênaltis (2x4) Olimpia



A Copa Libertadores da América de 2001 foi vencida pelo Boca Juniors da Argentina (Tetra-Campeão) e o time mexicano Cruz Azul ficou com a segunda colocação. No primeiro jogo das finais no estádio Azteca (Cidade do México) vitória do Boca por (1x0). A grande final aconteceu no estádio La Bombonera (Buenos Aires) em 28 de Junho de 2001, Boca Juniors (0x1) Cruz Azul gol de (Francisco Palencia), (3x1) – na disputa de Pênaltis para o Boca.

Jogos da Final:

Cruz Azul 0x1 Boca Juniors
 Boca Juniors 0x1 Cruz Azul
Pênaltis (3x1)Boca Juniors



A Edição de 2000 da Copa Libertadores da América foi a 41ª disputada ao longo da história. O Club Atlético Boca Juniors da Argentina, conquistou o Título, após derrotar, nos pênaltis, o Palmeiras do Brasil, na partida decisiva. Foi o Terceiro Título da equipe argentina (Tricampeão), que não vencia a competição desde 1978. O primeiro jogo das finais foi realizado em Buenos Aires (Argentina) no Estádio Alberto J. Armando (La Bombonera) onde as equipes empataram por (2x2). A grande final aconteceu no Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) em 21 de Junho de 2000, Palmeiras (0x0) Boca Juniors. Com a igualdade em ambos os jogos, o campeonato foi decidido (nos Pênaltis, com vitória do Boca por (4x2).

Jogos da Final:

Boca Juniors 2x2 Palmeiras
 Palmeiras 0x0 Boca Juniors
Pênaltis (2x4) Boca Juniors


A Edição de 1999 da Copa Libertadores da América foi a 40ª disputada ao longo da história. Foi vencida pelo Palmeiras do Brasil, após a equipe derrotar o Deportivo Cali da Colômbia, em partida decisiva realizada no Estádio Palestra Itália, na cidade de São Paulo. O primeiro jogo das finais, realizado no dia 2 de Junho na cidade colombiana de Cali, no Estádio Olímpico Pascual Guerrero, teve a vitória do Deportivo por 1x0. Este foi o primeiro título da Libertadores da equipe de São Paulo, que havia anteriormente, em 1961 e 1968, chegado ao Vice-campeonato da competição. O técnico que conduziu o Palmeiras à conquista inédita foi Luiz Felipe Scolari, que, anos depois, levaria a Seleção Brasileira ao quinto título da Copa do Mundo da Fifa. O goleiro palmeirense Marcos foi a grande revelação e também foi considerado pela Conmebol o melhor jogador do torneio continental de 1999. A grande final aconteceu no estádio Palestra Itália (São Paulo) em 16 de Junho de 1999, Palmeiras (2x1) Deportivo Cali gols de (Evair, Oséas e Zapata). 

Jogos da Final:

Deportivo Cali 1x0 Palmeiras
 Palmeiras 2x1 Deportivo Cali
Pênaltis (4x3) Palmeiras


A Edição de 1998 da Copa Libertadores da América foi vencida pelo Club de Regatas Vasco da Gama, no ano do centenário do clube e Vice-Campeão o Barcelona de Guayaquil da Colômbia. Foi a primeira vez que clubes mexicanos participaram da competição. A próxima fase, disputada em eliminatórias com jogos de ida e volta até à final, reuniu os quinze classificados, mais o campeão anterior, Cruzeiro. O Vasco sagrou-se Campeão com Duas vitórias nas finais (2x0) e (2x1).

Jogos da Final:

Barcelona de Guayaquil 0x2 Vasco da Gama
 Vasco da Gama 2x1 Barcelona de Guayaquil


A Taça Libertadores da América de 1997 foi a 38ª edição da Copa Libertadores, competição de futebol realizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol. Participaram 21 equipes dos dez países integrantes da CONMEBOL. O torneio teve início em 19 de fevereiro e encerrou-se em 13 de agosto de 1997. A competição foi vencida pelo Cruzeiro Esporte Clube (Bicampeão) e Vice-Campeão o Sporting Cristal do Peru. Foi o Nono triunfo de um clube Brasileiro no torneio. O River Plate classificou-se automaticamente para a Fase Final por ser o atual Campeão. A grande final aconteceu no estádio do Mineirão (Belo Horizonte) em 13 de Agosto de 1997, 
Cruzeiro (1x0)Sporting Cristal gol de (Vélez Sarsfield).

Jogos da Final:

Sporting Cristal 0x0 Cruzeiro
 Cruzeiro 1x0 Sporting Cristal


A Edição de 1996 da Taça Libertadores da América foi a 37ª disputada ao longo da história. O Club Atlético River Plate da Argentina, foi Campeão (Bicampeão) ao vencer o América de Cali da Colômbia, na final. O Grêmio Porto Alegrense do Brasil, campeão da Taça Libertadores da América de 1995, avançou direto para as oitavas-de-final. As partidas da primeira fase foram disputadas entre 13 de março e 19 de abril. As três melhores equipes de cada grupo avançaram para a fase final. A grande final aconteceu na cidade de Buenos Aires (Argentina) em 26 de Junho de 1996, River Plate (2x0) América de Cali.

Jogos da Final:

América de Cali 1x0 River Plate
 River Plate 2x0 América de Cali


A Taça Libertadores da América de 1995 foi a 36ª edição da Copa Libertadores, competição de futebol realizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol. O torneio teve início em 19 de fevereiro e encerrou-se em 30 de agosto de 1995. A competição foi vencida pelo Grêmio Porto Alegrense, que já havia sido Campeão em 1983. Foi o Oitavo triunfo de um clube Brasileiro no torneio. Esta foi a primeira edição da competição em que o vencedor de uma partida passou a ganhar três pontos, ao invés de dois. Após a vitória Gremista no primeiro Jogo por (3x1) no estádio Olímpico em Porto Alegre, a grande final aconteceu no estádio Atanasio Girardot (Medellín) em 30 de Agosto de 1995, Nacional de Medellín (1x1) Grêmio gols de (Aristizábal e Dinho).

Jogos da Final:

Grêmio 3x1 Nacional de Medellín
 Nacional de Medellín 1x1 Grêmio


A Taça Libertadores da América de 1994 foi ganha pelo Vélez Sarsfield da Argentina contra o São Paulo Futebol Clube, após uma vitória por 1x0 dos argentinos em Buenos Aires. Na primeira fase do certame, o Vélez caiu no grupo dos Brasileiros Palmeiras e Cruzeiro e de seu conterrâneo Boca Juniors. Foi o primeiro da chave, com oito pontos - três vitórias, dois empates e uma derrota . A grande final aconteceu no estádio do Morumbi (São Paulo) em 31 de Agosto de 1994, São Paulo (1x0) Vélez Sarsfield (na disputa por pênaltis (5x3) para a equipe argentina. O goleiro do Vélez, José Luis Chilavert converteu um dos pênaltis e defendeu um outro. 

Jogos da Final:

Vélez Sarsfield 1x0 São Paulo
 São Paulo 1x0 Vélez Sarsfield
Pênaltis (3x5) Vélez Sarsfield


A Taça Libertadores da América de 1993 foi a 34ª edição do torneio sul-americano, sendo vencida pelo clube Brasileiro São Paulo, que venceu na final o clube chileno Universidad Católica. Com a conquista o clube Brasileiro se sagrou (Bicampeão) da competição.  O primeiro jogo da final no Morumbi um placar de (5x1) para o São Paulo. A grande final aconteceu na cidade de Santiago (Chile) em 26 de Maio de 1993, Universidade Católica (2x0) São Paulo.

Jogos da Final:

São Paulo  5x1 Universidad Católica 
 Universidad Católica 2x0 São Paulo


A Taça Libertadores da América de 1992 foi vencida pela primeira vez pelo São Paulo. O time Brasileiro sagrou-se Campeão após derrotar os argentinos do Newell's Old Boys. Na partida de ida, vitória argentina por (1x0). Em 17 de Junho de 1992, no Estádio do Morumbi o placar se repetiu, desta vez favorável à equipe Tricolor (Gol de Raí). Na decisão por pênaltis (3x2) para a equipe do São Paulo. O artilheiro da competição foi Palhinha, com sete gols. O time-base do Tricolor na competição foi: Zetti; Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Adilson, Pintado, Raí e Palhinha; Müller (Macedo) e Elivélton. Teve como técnico Telê Santana. A grande surpresa da competição foi o Criciúma, que terminou em quinto lugar.

Jogos da Final:

Newell's Old Boys 1x0 São Paulo
 São Paulo 1x0 Newell's Old Boys
Pênaltis (3x2) São Paulo


A Edição de 1991 da Taça Libertadores da América foi a 32ª disputada ao longo da história. O Club Social  Deportivo Colo Colo do Chile foi proclamado Campeão após vencer o Olímpia do Paraguai nas finais. O Olímpia do Paraguai, Campeão da Taça Libertadores da América de 1990, avançou direto para as oitavas-de-final. A grande final aconteceu na cidade de Santiago (Chile) em 05 de Junho de 1991, Colo-Colo (3x0) Olímpia.

Jogos da Final:

Olimpia 0x0 Colo Colo
 Colo Colo 3x0 Olimpia



A Taça Libertadores da América de 1990 foi ganha pelo Club Olimpia do Paraguai após derrotar o Barcelona de Guayaquil do Equador.  Nas finais o time Paraguaio beneficiou-se de um placar somado em Olímpia (3x1) Barcelona.

Jogo da Final:

 Olimpia 3x1 Barcelona de Guayaquil
Obs. Placar somado entre as Duas Partidas.

Nacional de Medellín - Campeão 1989

A Edição de 1989 da Taça Libertadores da América foi a 30ª disputada ao longo da história. O Nacional de Medellín da Colômbia sagrou-se Campeã derrotando o Olímpia do Paraguai nos pênaltis. Nesta edição da Libertadores entrou em vigor um novo sistema de disputa que durou até a edição de 1999: cinco grupos com quatro equipes cada avançando os três primeiros para a próxima fase, sendo que o campeão do ano anterior passa diretamente para as oitavas-de-final. O Nacional do Uruguai, campeão da Taça Libertadores da América de 1988, avançou direto para as oitavas-de-final. A grande final aconteceu na cidade de Bogotá (Colômbia) em 31 de Maio de 1989, Nacional de Medellín (2x0) Nacional (5x4) – na disputa de Pênaltis para o time Colombiano.

Jogos da Final:

Olimpia 2x0 Nacional de Medellín
 Nacional de Medellín 2x0 Olimpia
Pênaltis (5x4) Nacional de Medellin

Nacional - Tricampeão 1988
A Edição de 1988 da Taça Libertadores da América foi a 29ª disputada ao longo da história. O Club Nacional do Uruguai foi o Campeão após derrotar o Newell's Old Boys da Argentina. Nesta edição houve mudanças no sistema de disputa da competição. A partir da segunda fase foi introduzido o sistema eliminatório com jogos de ida e volta, sendo que o campeão do ano anterior entrava na disputa na terceira fase, e não mais nas semifinais. A grande final aconteceu no estádio Nacional (Montevidéu) em 26 de Outubro de 1987, Nacional (3x0) Newell´s Old Boys (na prorrogação).

Jogos da Final:

Newell's Old Boys 1x0 Nacional 
 Nacional 3x0 Newell's Old Boys

Peñarol - Pentacampeão 1987

A Taça Libertadores da América de 1987 foi a 28ª disputada ao longo da história. O Club Atlético Peñarol, do Uruguai, conquistou o último dos seus 5 títulos continentais (Pentacampeão) ao derrotar o América de Cali nas finais. O River Plate, da Argentina, Campeão da Taça Libertadores da América de 1986, avançou direto para as semifinais. A grande final (3° jogo de desempate) aconteceu na cidade de Santiago (Chile) em 31 de Outubro de 1987, Peñarol (1x0) América de Cali (na prorrogação).

Jogos da Final:

América de Cali 2x0 Peñarol
Peñarol 2x1 América de Cali
 Peñarol 1x0 América de Cali
"Resultado da Prorrogação"

River Plate - Campeão 1986

A Edição de 1986 da Taça Libertadores da América foi a 27ª disputada ao longo da história. O Club Atlético River Plate, da Argentina, foi o Campeão após derrotar o América de Cali, da Colômbia, em ambas as partidas da final. O Argentinos Juniors, da Argentina, Campeão da Taça Libertadores da América de 1985, avançou direto para as semifinais. A grande final aconteceu na cidade de Buenos Aires (Argentina) em 29 de Outubro de 1986, River Plate (1x0) América de Cali.

Jogos da Final:

América de Cali 1x2 River Plate
 River Plate 1x0 América de Cali

Argentinos Juniors - Campeão 1985

A Edição de 1985 da Taça Libertadores da América foi a 26ª disputada ao longo da história. A Nasociano Atlética Argentinos Juniors da cidade Argentina de Buenos Aires foi o Campeão após derrotar o América de Cali da Colômbia nos pênaltis. A grande final aconteceu na cidade de Assunção (Paraguai) em 24 de Outubro de 1985, Argentinos Juniors (1x1) América de Cali (5x4) – na disputa de Pênaltis para o Argentinos.

Jogos da Final:

Argentinos Juniors 1x0 América de Cali
América de Cali 1x0 Argentinos Juniors
 Argentinos Juniors 1x1 América de Cali
Pênaltis (5x4) Argentino Juniors

Independiente - Heptacampeão 1984

A Edição de 1984 da Taça Libertadores da América foi a 25ª disputada ao longo da história. O Rei das Copas, o Club Atlético Independiente da Argentina conquistou o último de seus (7 títulos) continentais (Heptacampeão), superando o Grêmio Porto Alegrense do Brasil na final. A grande final aconteceu na cidade de (Avellaneda) em 27 de Julho de 1984, Independiente (0x0) Grêmio, no primeiro jogo das finais aconteceu em Porto Alegre com uma vitória da equipe Argentina por (1x0).

Jogos da Final:

Grêmio 0x1 Independiente
 Independiente 0x0 Grêmio

Grêmio - Campeão 1983
A Taça Libertadores da América de 1983, foi a 24ª edição da competição sul-americana organizada pela CONMEBOL. A disputa teve seu início em 3 de março e o término em 28 de julho. O Campeão deste ano foi o Grêmio Porto Alegrense do Brasil e o vice o Peñarol do Uruguai Campeão das duas edições anteriores. A grande final aconteceu no estádio Olímpico (Rio Grande do Sul) em 28 de Julho de 1983, Grêmio (2x1) Peñarol gols de (Caio, César e Morena).

Jogos da Final:

Peñarol 1x1 Grêmio
 Grêmio 2x1 Peñarol

Peñarol - Tetracampeão 1982

A Edição de 1982 da Taça Libertadores da América foi a 23ª disputada ao longo da história. O Club Atlético Peñarol, do Uruguai foi o grande Campeão após passar pelo Cobreloa do Chile, na final. O Flamengo do Brasil, campeão da Taça Libertadores da América de 1981, avançou direto para as semifinais. A grande final aconteceu na cidade de Santiago (Chile) em 30 de Novembro de 1982, Cobreloa (0x1) Peñarol.

Jogos da Final:

Peñarol 0x0 Cobreloa
 Cobreloa 1x1 Peñarol

Flamengo - Campeão 1981

A Copa Libertadores da América de 1982 foi a 22ª edição da competição de futebol realizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol. O Flamengo do Brasil conquistou o seu único Título da competição, ao superar o Cobreloa do Chile, em um jogo de desempate no Estádio Centenário no Uruguai. Com a conquista, o clube pôde disputar a Copa Intercontinental, em Dezembro do mesmo ano, no Japão, contra o Liverpool, da Inglaterra Campeão da Liga dos Campeões da Europa. A grande final (3° jogo de desempate) aconteceu no estádio Centenário (Montevidéu) em 23 de Novembro de 1981, Flamengo (2x0) Cobreloa gols de (Zico,2).

Jogos da Final:

Flamengo 2x1 Cobreloa
Cobreloa 1x0 Flamengo
 Flamengo 2x0 Cobreloa

Nacional - Bicampeão 1980

A Taça Libertadores da América de 1980 foi a 21ª edição da competição sul-americana organizada pela CONMEBOL. Foi disputada entre 21 clubes sul-americanos no período de 16 de fevereiro a 6 de agosto. O Campeão deste ano foi o Nacional (URU) de Montevidéu após um empate no estádio Beira Rio por (0x0) frente ao Internacional (BRA) no primeiro jogo das finais. A grande final aconteceu no estádio Centenário (Montevidéu) em 06 de Agosto de 1980, Nacional (1x0) Internacional gol de (Waldemar Victorino).

Jogos da Final:

Internacional 0x0 Nacional
Nacional 1x0 Internacional

Olimpia - Campeão 1979

A Edição de 1979 da Taça Libertadores da América foi a 20ª disputada ao longo da história. Após anos de hegemonia dos clubes argentinos, Brasileiros e uruguaios, o Club Olimpia do Paraguai tornou-se Campeão após derrotar no primeiro jogo o Boca Juniors, em Assunção, e suportar a pressão do estádio La Bombonera, em Buenos Aires, para levantar a taça. A grande final aconteceu no estádio La Bombonera (Buenos Aires) em 27 de Julho de 1979, Boca Juniors (0x0) Olimpia.

Jogos da Final:

Olimpia 2x0 Boca Juniors
Boca Juniors 0x0 Olimpia

Boca Juniors - Bicampeão 1978

A Edição de 1978 da Taça Libertadores da América foi a 19ª disputada ao longo da história. Pelo segundo ano consecutivo (Bicampeão) a taça foi conquistada pelo Club Atlético Boca Juniors, da Argentina. A primeira partida da final contra o Deportivo Cali terminou empatada sem gols e na segunda e decisiva batalha, a equipe colombiana não resistiu a pressão do estádio La Bombonera do Boca e foi goleada, na primeira vez que uma equipe da Colômbia alcançava a final. A grande final aconteceu no estádio La Bombonera (Buenos Aires) em 28 de Novembro de 1978, Boca Juniors 4x0 Deportivo Cali.

Jogos da Final:

Deportivo Cali 0x0 Boca Juniors
Boca Juniors 4x0 Deportivo Cali

Boca Juniors - Campeão 1977

A Edição de 1977 da Taça Libertadores da América foi a 18ª disputada ao longo da história. Após ter sido derrotado na final de 1963, o Club Atlético Boca Juniors da Argentina conquistou o título pela primeira vez. Seu adversário na final foi o Cruzeiro do Brasil, Campeão da Taça Libertadores do ano anterior. A grande final (3° jogo de desempate) aconteceu em (Montevidéu) em 14 de Setembro de 1977, Boca Juniors (0x0) Cruzeiro (5x4) – na disputa de Pênaltis para o Boca.

Jogos da Final:

Boca Juniors 1x0 Cruzeiro
Cruzeiro 1x0 Boca Juniors
Boca Juniors 0x0 Cruzeiro
Pênaltis (5x4) Boca Juniors

Cruzeiro - Campeão 1976

A Taça Libertadores da América de 1976 foi a 17ª edição da Copa Libertadores. Participaram 21 equipes dos dez países integrantes da CONMEBOL. O torneio teve início em 25 de fevereiro e encerrou-se em 30 de julho de 1976. A competição foi vencida pelo Cruzeiro, primeiro clube Brasileiro a ser Campeão após o Santos, de Pelé, 13 anos depois. Durante a competição o clube sofreu um grande revés: a perda de um dos principais jogadores da equipe, Roberto Batata, que morreu num acidente automobilístico. A grande final (3° jogo de desempate) aconteceu no estádio Nacional (Santiago) em 30 de Julho de 1976, Cruzeiro (3x2) River Plate gols de (Nelinho, Eduardo e Joãozinho).

Jogos da Final:

Cruzeiro 4x1 River Plate
River Plate 2x1 Cruzeiro
Cruzeiro 3x2 River Plate

Independiente - Hexacampeão 1975

A Edição de 1975 da Taça Libertadores da América foi a 16ª disputada ao longo da história. Ao conquistar seu quarto título consecutivo e sagrar-se (Hexacampeão), o Club Atlético Independiente da Argentina estabeleceu um recorde de conquistas seguidas jamais igualado por outro clube. Na final desta edição, o time de Avellaneda passou pelo Unión Española do Chile. A grande final aconteceu em (Assunção) em 29 de Junho de 1975, Independiente (2x0) Unión Española. 

Jogos da Final:

Unión Española 1x0 Independiente
Independiente 3x1 Unión Española 
Independiente 2x0 Unión Española

Independiente - Pentacampeão 1974

A Taça Libertadores da América de 1974 foi a 15ª edição da competição de clubes sul-americanos organizada pela Conmebol. O Club Atlético Independiente da Argentina foi o Campeão (Penta), derrotando na finais o São Paulo do Brasil. A grande final (3° jogo de desempate) aconteceu no estádio Nacional de Chile (Santiago) em 19 de Outubro de 1974, Independiente (1x0) São Paulo gol de (Pavoni).

Jogos da Final:

São Paulo 2x1 Independiente
Independiente 2x0 São Paulo 
Independiente 1x0 São Paulo

Independiente - Tetracampeão 1973

A Taça Libertadores da América de 1973 foi a 14ª edição da Taça Libertadores da América. Participaram dezoito equipes de nove países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. O torneio teve início em 2 de fevereiro e encerrou-se em 6 de junho de 1973. Teve como Campeão (Tetra) o Independiente da Argentina que venceu na final o Colo-Colo do Chile. A grande final teve como resultado Independiente (2x1) Colo-Colo (na prorrogação). 

Jogos da Final:

Independiente 1x1 Colo Colo
Colo Colo 0x0 Independiente 
Independiente 2x1 Colo Colo

Independiente - Tricampeão 1972

A Taça Libertadores da América de 1972 foi a 13ª edição da Taça Libertadores da América. Foi vencida pelo Independiente, da Argentina, que se sagrou (Tricampeão) da competição derrotando o Universitário, do Peru. Participaram vinte equipes de dez países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O torneio teve início em 30 de janeiro e encerrou-se em 29 de maio de 1972. A grande final aconteceu no estádio La Doble Visera (Avellaneda) em 29 de Maio de 1972, Independiente (2x1) Universitário.

Jogos da Final:

Universitário 0x0 Independiente 
Independiente 2x1 Universitário

Nacional - Campeão 1971
A Taça Libertadores da América de 1971 foi a 12ª edição do principal torneio de clubes de futebol organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). O Nacional do Uruguai conquistou o título pela primeira vez ao superar o Estudiantes de La Plata (Argentina) na final. A grande final (3° jogo de desempate) aconteceu no estádio Nacional (Lima) em 09 de Junho de 1971, Nacional (2x0) Estudiantes gols de (Espárrago e Artime).

Jogos da Final:

Nacional 1x0 Estudiantes
Estudiantes 1x0 Nacional
Nacional 2x0 Estudiantes

Estudiantes - Tricampeão 1970

A Taça Libertadores da América de 1970 foi vencida pelo Estudiantes de La Plata, da Argentina, que sagrou-se Tricampeão derrotando outro Tricampeão de então, o Peñarol, do Uruguai. O Brasil não inscreveu times nessa edição da competição, como já fizera em 1966 e 1969, alegando insatisfação com o calendário do torneio, que no entender da CBD, prejudicava a preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1970 e a excessiva violência dos adversários, que colocava em risco a integridade física de seus atletas. Como curiosidade, esta edição detém até hoje a maior goleada de todas as Libertadores, no jogo em que o Peñarol, do Uruguai venceu o Valencia, da Venezuela, por (11x2).  A grande final teve como resultado, Estudiantes 0x0 Peñarol, no primeiro jogo das finais aconteceu uma vitória do time Argentino por (1x0). 

Jogos da Final:

Estudiantes 1x0 Peñarol
Peñarol 0x0 Estudiantes

Estudiantes - Bicampeão 1969

A Taça Libertadores da América de 1969 foi vencida pelo Estudiantes de La Plata, da Argentina, que sagrou-se Bicampeão derrotando o Nacional, do Uruguai. A Argentina e o Brasil não inscreveram times nessa edição da competição, por discordarem de aspectos do regulamento do torneio. A Taça Brasil, tradicional indicadora dos representantes Brasileiros na Libertadores, estava atrasada por problemas com o calendário e a edição de 1968 não acabaria a tempo (só terminaria em 1969, após o início da Libertadores desse ano), e a CBD resolveu indicar pela primeira vez os clubes do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. No entanto, os mesmos desistiram. A grande final teve como resultado, Estudiantes (2x0) Nacional.

Jogos da Final:

Nacional 0x1 Estudiantes
Estudiantes 2x0 Nacional

Estudiantes - Campeão 1968
A Taça Libertadores da América de 1968 foi vencida pelo Estudiantes de La Plata, da Argentina, que sagrou-se Campeão derrotando o Palmeiras, do Brasil. Vice-Campeão argentino de 1967, o Estudiantes iniciava, deste modo, um período de hegemonia continental que se estenderia até 1970. A grande final (3° jogo de desempate) teve como resultado, Estudiantes (2x0) Palmeiras.

Jogos da Final:

Estudiantes 2x1 Palmeiras
Palmeiras 3x1 Estudiantes
Estudiantes 2x0 Palmeiras

Racing - Campeão 1967

A Taça Libertadores da América de 1967 foi vencida pelo Racing Club, da Argentina, que derrotou o Nacional, do Uruguai. O Brasil voltou a participar da competição (esteve ausente em 1966), mas somente com um time, o Cruzeiro, já que o outro participante, o Santos, desistiu da disputa. A grande final (3° jogo) aconteceu no estádio Nacional (Santiago) em 29 de Agosto de 1967, Racing (2x1) Nacional gols de (João Cardoso, Raffo e Viera).

Jogos da Final:

Racing 0x0 Nacional
Nacional 0x0 Racing
Racing 2x1 Nacional

Peñarol - Tricampeão 1966

A Taça Libertadores da América de 1966 foi vencida pelo Peñarol, do Uruguai, que sagrou-se desta forma o primeiro Tricampeão do torneio. Pela primeira vez, nessa edição, participaram do torneio os vice-campeões nacionais, pois até então participavam somente os Campeões de cada país. Por entender que tal modificação descaracterizava a competição, o Brasil não participou, assim como a Colômbia. A grande final teve como resultado Peñarol (4x2) River Plate, sendo este o 3° jogo das finais (jogo de desempate).

Jogos da Final:

Peñarol 2x0 River Plate
River Plate 3x2 Peñarol
Peñarol 4x2 River Plate

Independiente - Bicampeão 1965

A Taça Libertadores da América de 1965 foi vencida pelo Independiente, da Argentina, que sagrou-se Campeão derrotando o Peñarol, do Uruguai. O clube tornava-se, assim (Bicampeão) da competição. O Independiente, da Argentina, entrou apenas na fase semifinal da competição, por haver sido o Campeão do ano anterior (1964). A grande final teve como resultado Independiente (3x1) Peñarol.

Jogos da Final:

Independiente 1x0 Peñarol
Peñarol 3x1 Independiente
Independiente 4x1 Peñarol

Independiente - Campeão 1964

A Taça Libertadores da América de 1964 foi a quinta edição do torneio. Finalmente foi vencida por um time argentino, o Independiente, dando fim a um período de hegemonia uruguaia (Peñarol Bicampeão em 1960-1961) e Brasileira (Santos, Bicampeão em 1962-1963) na competição. Curiosamente, o Independiente também garantiria o Bicampeonato em 1965. A grande final aconteceu no estádio La Doble Visera (Avellaneda) em 12 de Agosto de 1964, Independiente (1x0) Nacional gol de (Mario Rodríguez).

Jogos da Final:

Nacional 0x0 Independiente
Independiente 1x0 Nacional

Santos - Bicampeão 1963

A Taça Libertadores da América de 1963 foi a quarta edição do torneio. Participaram as equipes de 8 países. Não houve representantes da Bolívia e Venezuela. O Santos, Campeão do ano anterior, entrou apenas na fase semifinal da competição. O clube Brasileiro novamente sagrou-se Campeão, ao derrotar na final o Boca Juniors, da Argentina. A grande final aconteceu no estádio La Bombonera (Buenos Aires) em 11 de Setembro de 1963, Boca Juniors (1x2) Santos gols de (, Coutinho e Pelé).

Jogos da Final:

Santos 3x2 Boca Juniors
Boca Juniors 1x2 Santos

Santos - Campeão 1962

A Taça Libertadores da América de 1962 iniciou-se com nove equipes divididas em três grupos de três equipes cada. Os Campeões de cada grupo avançaram para as semifinais, que contou com a presença do Peñarol, do Uruguai, Campeão da edição anterior. Nas semifinais e final os classificados disputaram partidas em ida e volta. Nenhuma equipe da Venezuela foi representada na competição. Na final, o Santos derrotou o então Bicampeão Peñarol e tornou-se a primeira equipe Brasileira a sagrar-se Campeã. A grande final aconteceu no estádio Monumental de Nuñes (Buenos Aires) em 30 de Agosto de 1962, Peñarol (0x3) Santos gols de (Caetano e Pelé,2).

Jogos da Final:

Peñarol 1x2 Santos
Santos 2x3 Peñarol
Santos 3x0 Peñarol

Peñarol - Bicampeão 1961

A Taça Libertadores da América de 1961 foi a segunda edição do torneio. Contou com a participação de 9 países (apenas a Venezuela não participou). O título ficou novamente com o Peñarol do Uruguai, que derrotou o time Brasileiro do Palmeiras. A grande final aconteceu no estádio do Pacaembu (São Paulo) em 11 de Junho de 1961, Peñarol 1x1 Palmeiras gols de (Nardo e Sasía) este empate que deu o Título ao Peñarol por ter vencido o primeiro jogo das finais em montevidéu por 1x0 gol de (Spencer).

Jogos da Final:

Peñarol 1x0 Palmeiras
Palmeiras 1x1 Peñarol

Peñarol - Campeão 1960

A Taça Libertadores da América de 1960 foi a primeira edição do torneio. Participaram sete equipes de sete países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. O torneio teve início em 19 de abril e encerrou-se em 19 de junho de 1960. Na final, o Peñarol derrotou o Olimpia e foi o primeiro Campeão da história do torneio. A grande final aconteceu no estádio Centenário (Montevidéu) Peñarol 1x0 Olímpia gol de (Spencer).

Jogos da Final:

 Penãrol 1x0 Olimpia
 Olimpia 1x1 Peñarol