Campeões do Paulistão - Desde 1970


O Campeonato Paulista de Futebol de 2016, ou Paulistão Itaipava 2016 por motivos de patrocínio, foi a 115ª edição da principal divisão do futebol paulista. Ela foi realizada e organizada pela Federação Paulista de Futebol e disputada por vinte clubes entre os dias 30 de janeiro e 8 de maio. Algumas mudanças importantes no regulamento marcaram essa edição do torneio.

O campeonato foi disputado por vinte clubes divididos em quatro grupos. Na primeira fase, os times enfrentaram apenas os clubes dos outros grupos, totalizando quinze rodadas. A primeira fase teve início em 30 de janeiro. Os dois melhores classificados de cada chave avançaram às quartas-de-final, que serão disputadas em jogo único - com o mando de campo ao clube de melhor campanha na primeira fase.

Quartas de Final:

Corinthians 4x0 Red Bull Brasil
Audax 4x1 São Paulo
Santos 2x0 São Bento
Palmeiras 2x0 São Bernardo

Semifinal:

Corinthians 2x2 Audax (Pênaltis 1x4)
Santos 2x2 Palmeiras (Pênaltis 3x2)


















O Campeonato Paulista de Futebol de 2015 (também conhecido como Paulistão Itaipava por questões de patrocínio) é organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e é a principal competição do estado. Na edição de 2015, o campeão foi o Santos, que venceu a final, depois de disputa de pênaltis, sobre o Palmeiras, a equipe vice-campeã. A competição garante 3 vagas para a Copa do Brasil de 2016 e 2 vagas para o Campeonato Brasileiro - Série D se os clubes não disputarem outras divisões do Brasileirão.

O "Paulistão" será disputado por 20 clubes, divididos em quatro grupos com cinco equipes cada. Os times que estão na mesma chave enfrentam apenas os clubes de outros grupos. No total, cada participante vai realizar 15 partidas na primeira fase. Os dois melhores classificados de cada chave avançam às quartas de final, que será disputada em jogo único - com o mando de campo ao clube de melhor campanha no somatório das fases anteriores.

Quartas de Final:

Santos 3x0 XV de Piracicaba
São Paulo 3x0 Red Bull Brasil
Corinthians 1x0 Ponte Preta
Palmeiras 1x0 Botafogo

Semifinal:

Santos 2x1 São Paulo
Corinthians 2x2 Palmeiras (Pênaltis 5x6)






O Campeonato Paulista de Futebol de 2014 foi a 113ª edição da principal divisão do futebol paulista, cujo nome oficial é Paulistão Ônix 2014 por motivos de patrocínio com a Chevrolet. A fórmula de disputa deste ano foi diferente das outras edições. O Ituano foi campeão pela segunda vez, batendo o Santos nos pênaltis na partida final.

O "Paulistão" será disputado por 20 clubes, divididos em quatro grupos com cinco equipes cada. Os times que estão na mesma chave enfrentam apenas os clubes de outros grupos. No total, cada participante vai realizar 15 partidas na primeira fase. Os dois melhores classificados de cada chave avançam às quartas de final, que será disputada em jogo único - com o mando de campo ao clube de melhor campanha no somatório das fases anteriores. 

Quartas de Final:

Santos 4x0 Ponte Preta
São Paulo 0x0 Penapolense (Pênaltis 4x5)
Palmeiras 2x0 Bragantino
Botafogo 0x0 Ituano (Pênaltis 1x4)

Semifinal:

Santos 3x2 Penapolense
Ituano 1x0 Palmeiras




A Primeira Divisão do Campeonato Paulista de Futebol de 2013 foi a 112ª edição da principal divisão do futebol paulista, cujo nome oficial atual é Paulistão Chevrolet 2013 por motivos de patrocínio. A disputa ocorreu entre 19 de janeiro e 19 de maio. Teve a equipe do Corinthians Futebol Clube como Campeão e o Santos com o Vice-campeonato. A Ponte Preta sagrou-se Bicampeã do Torneio do Interior ao vencer a equipe do Penapolense por (4x2) e terminou o Campeonato com seu atacante Willian como principal artilheiro com 13 Gols, Neymar do Santos FC, ficou em segundo com 12 Gols marcados.

Regulamento / Turno Único / Octogonal / Semi e Finais.

Semifinal: 

São Paulo 0x0 Corinthians (Pênaltis 4x3) 
Mogi Mirim 1x1 Santos (Pênaltis 5x4)



A Primeira Divisão do Campeonato Paulista de Futebol de 2012 foi a 111ª edição da principal divisão do futebol paulista, cujo nome oficial atual é Paulistão Chevrolet 2012 por motivos de patrocínio. A disputa ocorreu entre 21 de janeiro e 13 de maio. Teve a equipe do Santos Futebol Clube como Campeão e o Guarani da cidade de Campinas com o Vice-campeonato.

Regulamento / Turno Único / Octogonal / Semi e Finais.

Semi-Final:

Guarani 3x1 Ponte Preta
São Paulo 1x3 Santos

















A Primeira Divisão do Campeonato Paulista de Futebol de 2011 foi a 110ª edição da principal divisão do futebol paulista. O time do Santos se sagrou Bi-Campeão Paulista após eliminar Ponte Preta, São Paulo e derrotar o Corinthians na final do campeonato, com um empate em 0x0 no Pacaembu e uma vitória por (2x1) na Vila Belmiro. O segundo jogo da final foi memorável para os santistas; os gols do peixe foram feitos por Arouca e Neymar (sendo que este último foi feito com a ajuda de uma grande falha do goleiro Júlio César do Corinthians), o único gol do Timão foi feito Morais perto do fim da partida. A final serviu como vingança pelo título que o Santos perdeu dois anos antes diante do mesmo Corinthians.

Regulamento / Turno Único / Octogonal / Semi e Finais.

Semi-Final:

São Paulo 0x2 Santos
Palmeiras 1x1 Corinthians (Pênaltis 5x6)



O Campeonato Paulista de Futebol de 2010 foi a 109ª edição da principal divisão do futebol paulista. A disputa ocorreu entre janeiro e maio e o regulamento foi similar ao dos anos anteriores. O Santos se sagrou campeão do torneio após vencer o primeiro jogo das finais contra o Santo André por (3x2) e perder pelo mesmo placar no jogo de volta, que, como na partida de ida, foi disputado no Estádio do Pacaembu. Como havia terminado em melhor posição na fase anterior, o Santos levou a taça.

Regulamento / Turno Único / Semi e Finais.

Semi-Final:

São Paulo 2x3 Santos
Santos 3x0 São Paulo
Prudente 1x2 Santo André
Santo André 1x2 Prudente

Obs. Santos Campeão por ter melhor campanha na Primeira Fase.


O Campeonato Paulista de Futebol de 2009 foi uma competição de futebol realizada no Estado de São Paulo. Iniciou em 21 de janeiro de 2009, com duração de aproximadamente quatro meses. Foi conquistado pelo Corinthians, de maneira invicta, fato que não acontecia neste campeonato desde 1972.

Regulamento / Turno Único / Semi e Finais.

Semi-Final:

Santos 2x1 Palmeiras
Palmeiras 1x2 Santos
Corinthians 2x1 São Paulo
São Paulo 0x2 Corinthians
















O Campeonato Paulista de Futebol de 2008 foi uma competição de futebol realizada no Estado de São Paulo com início em 16 de janeiro e encerramento em 4 de maio. Nesta competição, o Palmeiras foi o campeão, após vencer as finais contra a Ponte Preta. O alviverde derrotou a Ponte Preta nas duas partidas decisivas, com placares de 1x0 no primeiro jogo, disputado na cidade de Campinas, no Estádio Moisés Lucarelli, e de 5x0, no segundo jogo, disputado em São Paulo, no Estádio Palestra Itália.

Regulamento / Turno Único / Semi e Finais.

Semi-Final:

Ponte Preta 1x0 Americana
Americana 1x2 Ponte Preta
São Paulo 2x1 Palmeiras
Palmeiras 2x0 São Paulo




O Campeonato Paulista de 2007 foi disputado entre 17 de janeiro e 6 de maio. O time do Santos foi o campeão da competição pela segunda vez consecutiva, depois de vencer o São Caetano na final do campeonato. O atacante Somália, do vice-campeão São Caetano, foi o artilheiro da competição, com 13 gols marcados.

Regulamento / Turno Único / Semi e Finais.

Semi-Final:

Bragantino 0x0 Santos
Santos 0x0 Bragantino
São Caetano 1x1 São Paulo
São Paulo 1x4 São Caetano




O Campeonato Paulista de Futebol de 2006 foi disputado entre 11 de janeiro e 9 de abril de 2006. O time do Santos foi o campeão, após 21 anos sem o título desta competição, obtendo 43 pontos em 19 jogos, um ponto a mais do que o vice-campeão São Paulo. Nilmar, do Corinthians, foi o artilheiro da competição, com 18 gols marcados.

Regulamento / Pontos Corridos.




O Campeonato Paulista de Futebol de 2005 foi a 104ª edição do Campeonato Paulista - sendo realizada atualmente pela Federação Paulista de Futebol. O Paulistão de 2005 foi realizado no sistema de 'pontos corridos' em turno único, sendo disputado entre 20 clubes - jogando 'todos contra todos', disputando no total 19 jogos cada time. O campeão foi o São Paulo - que conquistou o título antecipadamente, faltando ainda duas para o término da competição. O artilheiro foi o atacante Finazzi do América.

Regulamento / Pontos Corridos.




O Campeonato Paulista de Futebol de 2004 foi disputado entre os dias 21 de janeiro e 18 de abril deste ano e teve o São Caetano como campeão da competição pela primeira vez em sua história. O Paulista de Jundiaí foi o vice-campeão e Vagner Love, do Palmeiras, foi o artilheiro, com 12 gols marcados. A final do torneio relembrou a "final caipira" que aconteceu 14 (catorze) anos antes, em 1990, entre o Bragantino e o Novorizontino.

Regulamento / (2) Grupos Turno Único / Quartas – Semi e Finais.

Semi-Final:

Palmeiras 1x1 Paulista 
Paulista 3x3 Palmeiras (4x3 Pênaltis)
Santos 3x3 São Caetano
São Caetano 4x0 Santos

















O Campeonato Paulista de Futebol de 2003 teve o Corinthians como campeão, que conquistou o título sobre o São Paulo nas finais, depois de dois confrontos realizados na cidade de São Paulo, no Estádio do Morumbi. O alvinegro impôs duas derrotas ao tricolor pelo mesmo placar, de 3x2. O atacante Luís Fabiano, do São Paulo, foi o artilheiro da competição, com (8) gols.

Regulamento / fase Única com (3) Grupos de Sete Times / Octogonal / Semi e Finais.

Semi-Final:

São Paulo 5x1 Portuguesa Santista
Portuguesa Santista 0x1 São Paulo
Palmeiras 2x2 Corinthians
Corinthians 4x2 Palmeiras
















O Campeonato Paulista de Futebol de 2002 foi uma competição de futebol realizada no estado de São Paulo com início em 20 de janeiro e encerramento em 12 de maio. O Ituano conquistou o título da competição pela primeira vez em sua história. O União São João, de Araras foi o vice-campeão. Alex Alves, do Juventus, foi o artilheiro do campeonato, com 17 gols marcados. 

Regulamento / Turno e Returno / Pontos Corridos.

Obs. Os (4) Chamados grandes disputaram o torneio Rio-São Paulo e não disputaram o Campeonato Paulista daquele ano.
















O Campeonato Paulista de Futebol de 2001 teve o Corinthians como campeão e o Botafogo de Ribeirão Preto como o vice-campeão. Washington, da Ponte Preta, foi o artilheiro da competição, com 16 gols marcados.

Regulamento / Turno Único / Semi e Finais.

Semi-Final:

Corinthians 1x1 Santos
Santos 1x2 Corinthians
Botafogo SP 2x1 Ponte Preta
Ponte Preta 3x3 Botafogo SP















O Campeonato Paulista de Futebol de 2000 teve o São Paulo FC como campeão e França, também do São Paulo, como artilheiro, com 18 gols. O vice-campeão foi o time do Santos.

Regulamento / Fase de Grupos / Semi e Finais.

Semi-Final:

Palmeiras 0x0 Santos
Santos 3x2 Palmeiras
São Paulo 2x1 Corinthians
Corinthians 0x2 São Paulo















O Campeonato Paulista de Futebol de 1999 teve o Corinthians como campeão e o Palmeiras como vice-campeão. Alex, do Mogi Mirim, foi o artilheiro da competição, com 12 gols marcados.

Regulamento / Turno e Returno / Semi e Finais.

Semi-Final:

Santos 2x1 Palmeiras
Palmeiras 2x1 Santos
Corinthians 4x0 São Paulo
São Paulo 1x1 Corinthians















O Campeonato Paulista de Futebol de 1998 teve o São Paulo FC como campeão e teve França, do mesmo São Paulo, como artilheiro, com 12 gols.

Regulamento / Frase pré-Classificatória com times pequenos / Os (4) grande entram na Segunda Fase / Semi e Finais.

Semi-Final:

Corinthians 1x1 Portuguesa
Portuguesa 2x2 Corinthians
Palmeiras 1x2 São Paulo
São Paulo 3x1 Palmeiras















O Campeonato Paulista de Futebol de 1997 teve o Corinthians como campeão e Dodô, do São Paulo, como artilheiro, com 19 gols. Na partida final o lateral-esquerdo André Luís fez o gol do título: o jogo acabou empatado em 1x1.

Regulamento / (2) Grupos / Os (2) primeiros de cada grupo classificam para um Quadrangular final, todos contra todos.

Quadrangular final:

Corinthians 4x3 Santos
Palmeiras 1x4 São Paulo
Santos 0x1 São Paulo
Corinthians 2x0 Palmeiras
Santos 4x0 Palmeiras










O Campeonato Paulista de Futebol de 1996 teve o Palmeiras como campeão. O alviverde conquistou o campeonato com a melhor campanha de uma equipe na era profissional nesta competição. Na ocasião, foi campeão com 83 pontos ganhos em 90 possíveis, com um índice de aproveitamento de 92,2% dos pontos disputados e 102 gols marcados em 30 jogos realizados. Depois deste feito, esta marca jamais foi alcançada por qualquer outra equipe na competição.

Regulamento / Turno e Returno / Vencedor de cada turno classificam-se para as finais.
Obs. O Palmeiras venceu os (2) Turnos e sagrou-se Campeão.

Última Rodada 2° Turno:
















O Campeonato Paulista de Futebol de 1995 teve como campeão o Corinthians, que conquistou o título sobre o Palmeiras nas finais, depois de dois confrontos realizados na cidade de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, no Estádio Santa Cruz, com um empate por 1x1 no primeiro jogo e uma vitória por 2x1 na segunda partida, com o gol decisivo marcado na prorrogação. O artilheiro da competição foi Paulinho McLaren, da Portuguesa.

Regulamento / Turno e Returno / Finais.















O Campeonato Paulista de Futebol de 1994 teve o Palmeiras como campeão. O artilheiro do Campeonato foi Evair, atacante do Palmeiras, com 23 gols. O técnico do time era Wanderley Luxemburgo.

Regulamento / Pontos Corridos.
















O Campeonato Paulista de Futebol de 1993 teve o Palmeiras como campeão, encerrando um jejum de títulos de 16 anos. A equipe alviverde, comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo chegou ao seu décimo nono título estadual depois de derrotar o Corinthians na finalíssima da competição por 4x0 (3x0 no tempo normal e 1x0 na prorrogação), com gols marcados por Zinho, Evair(2) e Edílson.

Regulamento / Turno e Returno / (6) Grupo verde e (2) Grupo amarelo Classificados / (2) Grupos de Quatro / Finais.



O Campeonato Paulista de Futebol de 1992 foi disputado entre 4 de julho e 20 de dezembro de 1992 e teve o São Paulo FC como bicampeão. O artilheiro do campeonato foi Válber, do Mogi-Mirim, com 17 gols. O vice-campeão foi o Palmeiras.

Regulamento / Turno e Returno / (6) Grupo verde e (2) Grupo amarelo Classificados / (2) Grupos de Quatro / Finais.



O Campeonato Paulista de Futebol de 1991 teve como campeão o São Paulo FC, que conquistou o título ao vencer o Corinthians na final, com vitória por 3x0 no primeiro jogo e empate sem gols na segunda partida. O artilheiro da competição foi Raí, do próprio São Paulo, com vinte gols marcados.

Regulamento / Turno e Returno / (5) Grupo verde e (3) Grupo amarelo Classificados / (2) Grupos de Quatro / Finais.



O Campeonato Paulista de Futebol de 1990 foi caracterizado por uma final totalmente inédita e inesperada. Pela primeira vez desde que o torneio começou a ser disputado, duas equipes do interior de São Paulo disputaram a final do campeonato. A final, que ficou conhecida como "final caipira", foi entre Bragantino, de Bragança Paulista, e Novorizontino, de Novo Horizonte. (Com dois empates (1x1) no primeiro jogo e (0x0) no segundo jogo), a equipe de Bragança Paulista, que era comandada por Vanderlei Luxemburgo, conquistou o primeiro título de sua história.

Regulamento / Turno Único / Fase de (2) Grupos / Finais.




O Campeonato Paulista de Futebol de 1989 teve o São Paulo FC como campeão e o São José como vice. Os artilheiros da competição foram os jogadores Toquinho, da Portuguesa, e Toni, do São José.

Regulamento / Turno e Returno / Semi e Finais.

Semi – Finais:

Bragantino 0x2 São Paulo
São Paulo 1x0 Bragantino
Corinthians 2x0 São José
São José 1x0 Corinthians (Prorrogação: São José 1x0.)




O Campeonato Paulista de Futebol de 1988 teve o Corinthians conquistando o título de campeão paulista e o Guarani, que, com o vice, conquistou o seu melhor resultado na história desse campeonato.

Regulamento / Turno e Returno / Finais.




O Campeonato Paulista de Futebol de 1987 teve o São Paulo FC como campeão, Corinthians como vice e Edmar, do Corinthians como artilheiro, com 19 gols.

Regulamento / Turno e Returno / Semi e Finais.

Semi – Finais:

São Paulo 0x0 Palmeiras
Palmeiras 1x3 São Paulo
Corinthians 5x1 Santos
Santos 0x0 Corinthians




O Campeonato Paulista de Futebol de 1986 teve como campeã a Internacional, de Limeira, o primeiro time do interior paulista a sagrar-se campeão estadual. O vice-campeão foi o Palmeiras. O artilheiro da competição foi Kita, da própria Inter, com 24 gols.

Regulamento / Turno e Returno / Semi e Finais.

Semi – Finais:

Santos 0x2 Inter de Limeira
Inter de Limeira 2x1 Santos
Corinthians 1x0 Palmeiras
Palmeiras 3x0 Corinthians




O Campeonato Paulista de Futebol de 1985 foi decidido entre o São Paulo, que se sagrou campeão, e a Portuguesa. O artilheiro do certame foi Careca, atacante do São Paulo, com 23 gols. O técnico do time era Cilinho.

Regulamento / Turno e Returno / Semi e Finais.

Semifinais:

Guarani 1x1 São Paulo
São Paulo 3x0 Guarani
Ferroviária 2x0 Portuguesa
Portuguesa 2x0 Ferroviária




O Campeonato Paulista de Futebol de 1984, disputado em sistema de pontos corridos, teve como campeão a equipe do Santos, após vencer o Corinthians por 1x0 na última rodada. Depois desse campeonato, o Santos só voltaria a vencer o campeonato paulista em 2006.

Regulamento / Pontos Corridos.



O Campeonato Paulista de Futebol de 1983 teve o Corinthians como campeão pela segunda vez seguida, derrotando pela segunda vez seguida a equipe do São Paulo FC, que ficou com o vice e Serginho Chulapa, do Santos como artilheiro máximo do campeonato, com 22 gols marcados.

Regulamento / Fase Única / Finais.



O Campeonato Paulista de Futebol de 1982 teve o Corinthians como campeão, São Paulo FC como vice e Casagrande, da equipe campeã como artilheiro máximo do campeonato, com 28 gols marcados.

Regulamento / Fase Única / Finais.



O Campeonato Paulista de Futebol de 1981 teve o São Paulo FC como campeão e Jorge Mendonça, do Guarani Futebol Clube, como artilheiro, com 38 gols.

Regulamento / Turno e Returno / Finais.



O Campeonato Paulista de Futebol de 1980 teve o São Paulo FC como campeão e Edmar, do Esporte Clube Taubaté como artilheiro com 17 gols.

Regulamento / Turno e Returno / Quartas – Semi e Finais.

Finais 1° Turno:

Santos 1x0 Portuguesa
Portuguesa 1x2 Santos

Finais 2° Turno

São Paulo 2x1 Ponte Preta
Ponte Preta 1x0 São Paulo




O Campeonato Paulista de Futebol de 1979 teve o Corinthians como campeão, e o artilheiro foi Luiz Fernando do América, com 27 gols.

Regulamento / Não Disponibilizado.

O Corinthians foi o Campeão e a Ponte Preta Vice Campeã.




O Campeonato Paulista de Futebol de 1978 teve o Santos como campeão, e o artilheiro foi Juary do Santos, com 29 gols. Vinte equipes participaram do campeonato.

Regulamento / Turno e Returno / Oitavas – Quartas – Semi e Finais.

Semifinais:

Santos 3x1 Guarani
Palmeiras 0x1 São Paulo (prorrogação)



O Campeonato Paulista de Futebol de 1977 foi a 76ª edição do torneio. O Sport Club Corinthians Paulista conquistou o campeonato estadual após um longo período sem conseguir nenhum título (o último foi o Campeonato Paulista de 1954) ao vencer a Associação Atlética Ponte Preta em três partidas na fase final.

Regulamento / 1° - 2° e 3° Turno

“Dois grupos de 4 Times” Indo para as Finais o Campeão de cada Grupo.




O Campeonato Paulista de Futebol de 1976 teve como campeão a equipe do Palmeiras, derrotando na final a equipe do XV de Piracicaba. Depois dessa conquista, o Palmeiras só voltaria a vencer o campeonato paulista em 1993.

Regulamento / Pontos Corridos e Finais.



O Campeonato Paulista de Futebol de 1975 teve o São Paulo FC como campeão e Serginho Chulapa, do São Paulo FC como artilheiro com 22 gols.

Regulamento / Hexagonal:

São Paulo 1x1 Portuguesa de Desportos
América 0x1 São Paulo
São Paulo 0x0 Palmeiras
Santos 2x1 São Paulo
São Paulo 2x1 Corinthians



O Campeonato Paulista de Futebol de 1974 teve o Palmeiras como campeão, e o artilheiro foi Geraldão, do Botafogo, com 23 gols.

Regulamento / Turno e Returno.



O Campeonato Paulista de Futebol de 1973 teve a Portuguesa e o Santos como campeões.

Regulamento / Turno e Returno.

Obs.: A decisão terminou empatada em 0x0. Com o empate também na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. O árbitro Armando Marques errou na contagem e encerrou as cobranças quando o placar marcava 2x0 para o Santos, embora a Portuguesa ainda tivesse duas cobranças por efetuar. 



O Campeonato Paulista de Futebol de 1972 teve o Palmeiras como campeão, e o São Paulo FC como vice, havendo ambos terminados a competição invictos.

Regulamento / Pontos Corridos.

Santos e Portuguesa foram Declarados Campeões



O Campeonato Paulista de Futebol de 1971 teve o São Paulo FC como campeão e César, do Palmeiras como artilheiro com 18 gols.

Regulamento / Turno e Returno / Pontos Corridos.



O Campeonato Paulista de Futebol de 1970 teve o São Paulo FC como campeão e Toninho Guerreiro, do São Paulo FC como artilheiro com 13 gols.

Regulamento / Turno e Returno / Pontos Corridos.