terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Copa do Mundo 2014 - Semifinal: Holanda 0x0 Argentina


Messi e Sneijder disputam lance acirrado; argentino teve sua pior atuação nesta Copa

Holanda e Argentina fizeram um jogo com cara de semi-final de Copa: jogo pegado, com ambos os times muito cautelosos, sem se expor e, consequentemente, meio chato. Chatice compensada pela emoção. Aos 45 do segundo tempo, no final de um jogo de poucas oportunidades criadas e desperdiçadas por atacantes nervosos ou abafadas por defesas excelentes, aconteceu aquilo que todos já esperavam: Robben recebe a bola nas costas de Mascherano, se livra da marcação de Demichelis, entra na área, prepara para chutar com seu pé esquerdo e… Mascherano trava seu chute fatal em cima da hora.


Messi cobra falta sem exito contra Holanda pelas semifinais da Copa

Na seleção da Argentina que tem um Messi sempre cercado por pelo menos 3 marcadores, que tem um Di María contundido (ainda é dúvida para a final) e um Higuain apagado, Mascherano tem sido o seu maior símbolo. Esta jogada contra o Robben é um ótimo exemplo: mesmo com abaixa probabilidade de alcançar um dos jogadores mais rápidos desta Copa, que já partiu para o gol nas suas costas, o “chefito” argentino não pensou duas vezes e correu. Correu mais ainda quando Demichelis (que vinha fazendo uma partida perfeita) foi driblado por Robben. E quando tudo parecia perdido, se esticou tanto que rasgou o ânus (palavras dele) e se recusou a tomar um gol da Holanda. Além da dedicação defensiva, ele também tem feito de forma discreta uma Copa praticamente perfeita no meio de campo, sendo o principal passador de bolas na sua seleção.


Cillessen não consegue defender a cobrança de Messi e Holanda não vai à Final

Parecia que Van Gaal ainda via esperança de liquidar o jogo na prorrogação e fez sua última alteração para substituir o exausto Van Persie por Huntelaar no ataque. Mas de nada adiantou. E por causa desta substituição, ele não pôde colocar Krul no lugar de Cillessen. E para seu desespero, ele tinha razão em querer fazer esta troca: Cillessen não conseguiu pegar nenhum pênalti.


Wesley Sneijder bate bem a meia altura, mas o dia era de Goycochea que já havia defendido a 1ª cobrança de Ron Vlaar; Adeus Laranja...

Em compensação, o criticadíssimo Romero (que amargou a reserva no seu time, o Mônaco, durante esta temporada) pegou 2, repetindo o feito do goleiro Goycochea na semi-final de 1990, e colocando a Argentina novamente em uma final de Copa, depois de 24 anos. Novamente contra a Alemanha.

Os Argentinos dizem que “o espírito de Goycochea desceu em Romero” (conceito difícil de entender, ainda mais considerando que Goycochea ainda está vivo – inclusive estava no estádio assistindo ao jogo), mas Van Gaal tem outra explicação para o sucesso de Romero. Van Gaal disse: “Eu ensinei o Romero a pegar pênaltis, então, isso dói!“. Romero foi treinado pelo holandês na temporada 2007-08, no AZ, time campeão holandês naquela temporada.


Torcedores Argentinos e Holandeses animados e confiantes; no final só os Hermanos riram...

Em 2014 eles chegam novamente à final, com um time limitado, com uma campanha fraca, vencendo seus jogos sempre no limite. Mais uma vez para enfrentar a favoritíssima Alemanha, que vem com uma campanha muito melhor e com a confiança reforçada pela sacolada que eles enfiaram nos anfitriões.

Mas, assim como em 1990, a Argentina vai para a final acreditando que o seu camisa 10 vai fazer algo absolutamente fantástico e “A Messi lo vas a ver / la Copa nos va a traer“.


Data: 9 de julho de 2014
Horário: 17h00 (de Brasília)
Local: Itaquerão, em São Paulo (SP)
Capacidade do estádio: 62.601
Público: 63.267
Árbitro: Cuneyt Cakir (TUR)
Assistentes:  Bahattin Duran (TUR) e Tarik Ongun (TUR)
Cartões amarelos: Martins Indi, aos 43 min. do 1°t, 
Huntelaar, aos 15 min. do 1°t da pror (HOL); 
Demichelis, aos 3 min. do 2°t (ARG)