Campeonato Brasileiro de Futebol

Corinthians Campeão Brasileiro de 2015

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2015 foi a 59ª edição da principal divisão do futebol brasileiro. A disputa teve o mesmo regulamento dos anos anteriores, quando foi implementado o sistema de pontos corridos. Os jogos não tiveram pausa durante a Copa América de 2015, que foi realizada entre 11 de junho e 4 de julho no Chile.

Esta foi a edição com menos clubes nordestinos na história dos pontos corridos, com apenas o Sport como representante, igualando-se às edições de 2004 e 2005, que tinham somente Vitória e Fortaleza, respectivamente. Por outro lado, o estado de Santa Catarina teve o maior número de representantes da história dos pontos corridos, com quatro clubes: Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville. O estado de São Paulo possui o maior número de equipes, com cinco no total: Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo.

O título brasileiro foi definido com três rodadas de antecedência, quando o Corinthians foi declarado campeão ao empatar com o Vasco da Gama por (1x1), no Rio de Janeiro. Foi a sexta conquista do clube paulista na história.




Cruzeiro Campeão Brasileiro de 2014

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2014 foi a 58ª edição da principal divisão do futebol brasileiro. A disputa teve o mesmo regulamento dos anos anteriores, quando foi implementado o sistema de pontos corridos. Os jogos tiveram uma pausa durante a Copa do Mundo de 2014, que foi realizada entre junho e julho no Brasil. A competição teve nove rodadas disputadas antes da paralisação.

O título brasileiro foi definido com duas rodadas de antecedência, quando o Cruzeiro foi declarado campeão ao derrotar o Goiás por (2x1), em Belo Horizonte. Foi a quarta conquista do clube mineiro na história.




Cruzeiro Campeão Brasileiro de 2013

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2013 foi a 57ª edição da principal divisão do futebol brasileiro. A disputa ocorreu entre 26 de maio e 8 de dezembro com o mesmo regulamento dos anos anteriores, quando foi implementado o sistema de pontos corridos. Os jogos tiveram uma pausa durante a Copa das Confederações de 2013, que foi realizada em junho no Brasil. A competição teve cinco rodadas disputadas antes da paralisação. Diferente das edições anteriores, os clássicos regionais não foram realizados nas últimas rodadas do campeonato.

O campeão brasileiro foi definido na 34ª rodada, quando o Cruzeiro foi oficialmente declarado campeão ao derrotar o Vitória por (3x1), em Salvador, aliado a derrota do Atlético Paranaense contra o Criciúma por (2x1). Foi o terceiro título do clube mineiro na história e o segundo de um clube de fora do eixo Rio-São Paulo desde 2003, quando foi implantado o sistema de pontos corridos e o próprio Cruzeiro obteve o título nacional.




Fluminense Campeão Brasileiro de 2012

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2012 teve início em maio e terminou em dezembro, com organização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no que concerne as quatro divisões nacionais. Teve como campeões o Fluminense Football Club na Série A. Foi disputada em turno e returno, com 20 clubes. Os quatro primeiros colocados obtiveram classificação para a Copa Libertadores da América de 2013. Os quatro últimos foram rebaixados para a Série B.



Corinthians Campeão Brasileiro de 2011

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2011 teve início em maio e terminou em dezembro de 2011, com organização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Teve como campeão o Sport Club Corinthians Paulista. Foi disputada em turno e returno, com 20 clubes. Os quatro primeiros colocados obtiveram classificação para a Copa Libertadores da América de 2011. Os quatro últimos foram rebaixados para a Série B do ano seguinte.



Fluminense Campeão Brasileiro de 2010

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2010 teve início em maio e terminou em dezembro de 2010, com organização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Durante o período da Copa do Mundo FIFA de 2010 o campeonato foi interrompido nas Séries A e B, retornando em seguida. Teve como campeão o Fluminense. Foi disputada em turno e returno, com 20 clubes. Os quatro primeiros colocados obtiveram classificação para a Copa Libertadores da América de 2011. Os quatro últimos foram rebaixados para a Série B do ano seguinte.



Flamengo Campeão Brasileiro de 2009

O Campeonato Brasileiro de 2009 foi disputado em turno e returno, com 20 clubes. Os quatro primeiros colocados obtiveram classificação para a Copa Libertadores da América de 2010. Os clubes que terminaram entre a 5ª e a 12ª posição, participaram da Copa Sul-americana de 2010. Os quatro últimos foram rebaixados para a Série B do ano seguinte. O torneio começou a ser disputado em 9 de maio e terminou em 6 de dezembro. O título e as vagas na Copa Libertadores só foram definidos na última rodada. O Flamengo precisava de uma vitória sobre o Grêmio, no Maracanã, para conquistar o título brasileiro depois de 17 anos, resultado que se confirmou com os 2x1. Internacional e São Paulo, que também lutavam pelo título, ficaram com as vagas na Copa Libertadores, além do Cruzeiro. O Corinthians já estava classificado antecipadamente por ter conquistado a Copa do Brasil.



São Paulo Campeão Brasileiro de 2008

A fórmula de disputa da Série A do Campeonato Brasileiro de 2008 foi idêntica a dos anos anteriores, com 20 equipes jogando em grupo único, todos contra todos, em turno e returno. Realizada entre maio e dezembro. O São Paulo Futebol Clube sagrou-se tricampeão consecutivo da Série A, feito inédito até então, sexto título Brasileiro no total, ao vencer o Goiás por 1x0 na última rodada. Classificaram-se a Copa Libertadores da América de 2009 o Grêmio, vice-campeão, Cruzeiro e Palmeiras. O Sport Recife estava previamente classificado por ter sido campeão da Copa do Brasil.



São Paulo Campeão Brasileiro de 2007

A fórmula da Série A do Campeonato Brasileiro de 2007 foi idêntica a do ano anterior, com 20 participantes jogando em grupo único, todos contra todos, em turno e returno. Teve início dia 12 de Maio de 2007 e terminou em 2 de Dezembro de 2007. Com quatro rodadas de antecipação, o São Paulo Futebol Clube conquistou o título brasileiro pela quinta vez em sua história ao derrotar o América de Natal no Estádio do Morumbi por 3x0 em 31 de outubro e conquistou uma vaga nas competições sul-americanas de 2008.



São Paulo Campeão Brasileiro de 2006

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2006 repetiu a fórmula de disputa dos últimos anos, com todos os times se enfrentando em turno e returno. Seguindo planejamento iniciado no ano de 2003, o número de clubes nas Séries A e B foram reduzidos para 20 em cada. Com duas rodadas de antecedência, o São Paulo sagrou-se campeão, conquistando o seu quarto título nacional. O clube comemorou o título no dia 19 de novembro no estádio do Morumbi, em jogo contra o Atlético Paranaense que terminou empatado em 1x1. O campeonato marcou o surgimento de novos técnicos, como Caio Jr. pelo Paraná Clube e Renato Gaúcho pelo Vasco, ambos os ex-jogadores.



Corinthians Campeão Brasileiro de 2005

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2005 foi marcado pelo escândalo da anulação de algumas partidas apitadas pelo agora ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho. O campeonato teve a maior média de público e de gols dos últimos anos. O último classificado à Copa Libertadores da América e o último rebaixado só foram decididos na última rodada. A edição de 2005 terminou com a equipe paulista do Corinthians campeã pela quarta vez, tendo o Internacional como vice-campeão. O veterano atacante Romário foi novamente o artilheiro, desta vez com 22 gols, com a camisa 11 do Vasco. O destaque positivo ficou por conta de quatro estrangeiros: o argentino Carlitos Tévez do Corinthians, sérvio Petković do Fluminense, o uruguaio Diego Lugano do São Paulo e o paraguaio Gamarra do Palmeiras; todos eles foram escolhidos para a Seleção do Brasileirão da CBF e da Revista Placar. Tévez foi ainda premiado como melhor jogador da competição.



Santos Campeão Brasileiro de 2004

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2004 foi o segundo disputado em sistema de pontos corridos, e teve como vencedor o Santos, comandado pelo técnico Wanderlei Luxemburgo. Em segundo lugar ficou o Atlético Paranaense, que esteve na liderança por 11 rodadas seguidas, mas perdeu a posição na penúltima rodada. Graças a essa disputa, o campeonato ficou sem definição até os últimos jogos. O Santos teve ainda o melhor ataque da competição, mas o artilheiro foi Washington, do Atlético Paranaense, que com 34 gols marcados bateu o recorde de artilharia em uma única edição do campeonato. O São Caetano sofreu o maior golpe de sua história. Em um jogo contra o São Paulo, em 26 de outubro, o zagueiro Serginho faleceu em campo, em decorrência de uma parada cardíaca. O clube foi punido com a perda de 24 pontos na classificação terminando assim na 18º colocação.



Cruzeiro Campeão Brasileiro de 2003

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2003 foi a 47ª edição do Campeonato Brasileiro e pela primeira vez foi disputado no sistema de pontos corridos, ou seja, todos os times enfrentar-se-iam entre si, em turno e returno, e a equipe que fizesse mais pontos seria consagrada como campeão brasileiro, sem a existência de partidas finais eliminatórias. Este era um sistema inovador para as equipes brasileiras, mais acostumadas a torneios de mata-mata. Por isso, a primeira impressão deixada pelo torneio não foi das melhores. O fato de o campeão ter sido decidido com duas rodadas de antecedência contribuiu ainda mais para isso. Com uma excelente campanha, o Cruzeiro foi notavelmente superior às demais equipes participantes do torneio, sagrando-se pela segunda vez campeã do torneio, repetindo o feito de 1966. A equipe mineira treinada por Vanderlei Luxemburgo e comandada em campo por Alex terminou a competição com 100 pontos (13 a mais que o segundo colocado) e marcando 102 gols.



Santos Campeão Brasileiro de 2002

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2002 foi o último disputado antes da adoção do sistema de pontos corridos, ou seja, o último com final. O campeão foi o Time do Santos, que conquistou seu 7º Campeonato Brasileiro. Um dos jogadores santistas de destaque foi o atacante Robinho, autor da jogada apelidada de "pedalada" (conduziu a bola passando os pés sobre a mesma alternadamente, antes de sofrer o pênalti que abriu o placar, convertido pelo mesmo), realizada no segundo jogo da final sobre o zagueiro Rogério, do Corinthians, e que marcou para sempre aquela partida. Dois dos maiores clubes do futebol brasileiro fizeram péssima campanha e foram rebaixados para a Segunda Divisão: Palmeiras (24º) e Botafogo (26º). Dessa vez não houve virada de mesa e os dois realmente disputaram a Série B no ano seguinte.

Semifinal:
Santos 3x0 Grêmio
Fluminense 1x0 Corinthians
Grêmio 1x0 Santos
Corinthians 3x2 Fluminense

Jogos da Final:
Santos 2x0 Corinthians
Corinthians 2x3 Santos

Atlético Paranaense Campeão Brasileiro de 2001

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2001 foi vencido pelo Atlético Paranaense, que conquistou o seu primeiro título nacional e tornou-se o 14º campeão brasileiro em 31 anos de certame. O São Caetano, que disputou seu segundo campeonato, foi vice-campeão pela segunda vez. Romário, do Vasco da Gama, foi mais uma vez o artilheiro do campeonato, com 21 gols. Mas o grande destaque foi o atacante Alex Mineiro, do Atlético/PR, que se tornou o primeiro jogador a marcar (4) gols numa série final de Campeonato Brasileiro. 

Semifinal:
Atlético Paranaense 3x2 Fluminense
São Caetano 2x1 Atlético Mineiro

Jogos da Final:
Atlético Paranaense 4x2 São Caetano
São Caetano 0x1 Atlético Paranaense

Vasco da Gama Campeão Brasileiro de 2000

Copa João Havelange foi o apelido dado pelo Clube dos 13 ao Campeonato Brasileiro de Futebol de 2000, em homenagem ao ex-presidente da CBF e da FIFA João Havelange. Impossibilitada pela Justiça de organizar o campeonato, a CBF passou a responsabilidade ao Clube dos 13. O campeão foi o Vasco da Gama, que conseguiu o seu quarto título nacional, repetindo os feitos de 1974, 1989 e 1997. O vice-campeão foi o São Caetano, que havia sido fundado há pouco mais de 10 anos e que começou a disputa no Módulo Amarelo (correspondente à Série B), mas que chegou à final eliminando equipes tradicionais como Fluminense, Palmeiras e Grêmio.

Semifinal:
São Caetano 3x2 Grêmio
Vasco 2x2 Cruzeiro
Grêmio 1x3 São Caetano
Cruzeiro 1x3 Vasco

Jogos da Final:
São Caetano 1x1 Vasco
Vasco 3x1 São Caetano

Corinthians Campeão Brasileiro de 1999

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1999 foi vencido pelo Corinthians que, além de conquistar o seu terceiro título nacional (os anteriores tinham sido em 1990 e 1998), chegou a um raro Bicampeonato consecutivo, assim como o Palmeiras em 1972/73 e 1993/94, o Internacional em 1975/76 e o Flamengo em 1982/83. O Atlético/MG, que foi o Campeão Brasileiro de 1971, tornou-se vice-campeão pela terceira vez e continuou com apenas um título.

Semifinal:
São Paulo 2x3 Corinthians
Corinthians 2x1 São Paulo
Atlético Mineiro 3x0 Vitória
Vitória 2x1 Atlético Mineiro
Vitória 0x3 Atlético Mineiro

Jogos da Final:
Atlético Mineiro 3x2 Corinthians
Corinthians 2x0 Atlético Mineiro
Corinthians 0x0 Atlético Mineiro

Corinthians Campeão Brasileiro de 1998

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1998 foi vencido pelo Corinthians, pela segunda vez, repetindo o feito de oito anos antes. O Cruzeiro que foi o Campeão Brasileiro de 1966, acabou ficando com o vice-campeonato nesta edição, repetindo os feitos de 1969, 1974 e 1975, continuando com apenas um titulo. 

Semifinal:
Santos 2x1 Corinthians
Corinthians 2x0 Santos
Corinthians 1x1 Santos
Cruzeiro 3x1 Portuguesa
Portuguesa 2x1 Cruzeiro
Portuguesa 0x1 Cruzeiro

Jogos da Final:
Cruzeiro 2x2 Corinthians
Corinthians 1x1 Cruzeiro
Corinthians 2x0 Cruzeiro

Vasco da Gama Campeão Brasileiro de 1997

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1997 foi vencido pelo Vasco da Gama, que conquistou assim o seu terceiro título nacional, repetindo as campanhas de 1974 e 1989. Foi o primeiro campeonato em que a decisão foi dois jogos com placar em branco: Vasco e Palmeiras ficaram no zero a zero tanto no jogo do Morumbi quanto no Maracanã, e o Vasco conquistou o título por ter somado mais pontos ao longo de todo o certame. Edmundo, atleta do Vasco, bateu o recorde de maior número de gols em um brasileiro, fazendo 29 gols em 33 jogos. O recorde anterior era de Reinaldo, do Atlético Mineiro, que fez 28 gols nos 18 jogos do Campeonato Brasileiro de 1977.

Jogos da Final:
Palmeiras 0x0 Vasco
Vasco 0x0 Palmeiras

Grêmio Campeão Brasileiro de 1996

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1996 foi vencido pelo Grêmio, que conquistou assim o seu segundo título de campeonato nacional. Os dois últimos colocados no campeonato, Fluminense e Bragantino, foram rebaixados para a Série B de 1997, sendo substituídos pelo campeão e vice da Série B deste ano, respectivamente União São João e América/RN. No entanto, apenas três anos após a histórica "virada de mesa" de 1993, a CBF voltou a intervir para salvar um grande clube brasileiro, no caso o Fluminense. Não houve rebaixamento em 1996 e o Campeonato Brasileiro de 1997 seria disputado por 26 clubes. 

Semifinal:
Portuguesa 1x0 Atlético Mineiro
Goiás 1x3 Grêmio
Atlético Mineiro 2x2 Portuguesa
Grêmio 2x2 Goiás

Jogos da Final:
Portuguesa 2x0 Grêmio
Grêmio 2x0 Portuguesa

Botafogo Campeão Brasileiro de 1995

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1995 foi vencido pelo Botafogo, que conquistou seu primeiro título nacional desde a conquista da Taça Brasil, em 1968. O confronto final, entre Botafogo e Santos, reviveu os grandes duelos da Taça Brasil e do Torneio Rio-São Paulo dos anos 1960, quando esses clubes contavam com super craques como Pelé e Garrincha, e formavam a base da Seleção Brasileira. Por determinação da FIFA, o Campeonato Brasileiro de 1995 foi o primeiro em que todas as vitórias passaram a valer (3) pontos. Até o ano anterior, cada vitória valia (2) pontos, eventualmente contando pontos extras pela diferença de gols (1975 a 1978) ou por disputa de pênaltis (1988).

Semifinal:
Cruzeiro 1x1 Botafogo
Fluminense 4x1 Santos
Botafogo 0x0 Cruzeiro
Santos 5x2 Fluminense

Jogos da Final:
Botafogo 2x1 Santos
Santos 1x1 Botafogo

Palmeiras Campeão Brasileiro de 1994

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1994 foi novamente vencido pelo Palmeiras, que conquistou o seu oitavo título, e mais uma vez como bicampeão, repetindo o feito de 1972 e 1973. O confronto final, entre Palmeiras e Corinthians, foi o quinto entre duas equipes paulistas, repetindo os anos de 1978, 1986, 1990 e 1991.

Semifinal:
Atlético Mineiro 3x2 Corinthians
Palmeiras 3x1 Guarani
Corinthians 1x0 Atlético Mineiro
Guarani 1x2 Palmeiras

Jogos da Final:
Corinthians 1x3 Palmeiras
Palmeiras 1x1 Corinthians

Palmeiras Campeão Brasileiro de 1993

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1993 foi o sétimo vencido pelo Palmeiras, que não era campeão havia exatos 20 anos. Para esta edição, deveriam ter sido rebaixados os dois últimos colocados no campeonato de 1992, Náutico e Paysandu; bem como deveriam ter sido promovidos apenas o campeão e o vice da Série B do ano anterior, Paraná e Vitória. Porém, depois de cinco anos consecutivos cumprindo os regulamentos internacionais de acesso e descenso recomendados pela FIFA, a CBF resolveu "virar a mesa": 

Jogos da Final:
Vitória 0x1 Palmeiras
Palmeiras 2x0 Vitória

Flamengo Campeão Brasileiro de 1992

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1992 foi vencido pelo Flamengo, em uma final contra o Botafogo. Essa foi à segunda vez que dois clubes cariocas decidiram o Brasileiro, a exemplo de 1984, quando Vasco e Fluminense fizeram a final. Esse também foi o terceiro ano consecutivo, em que o Campeonato Brasileiro foi disputado por 20 clubes, e pela quinta vez seguida, com acesso e descenso, conforme recomendado pela FIFA. 

Jogos da Final:
Flamengo 3x0 Botafogo
Botafogo 2x2 Flamengo

São Paulo Campeão Brasileiro de 1991

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1991 teve como campeão da Primeira Divisão o São Paulo Futebol Clube. O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1991 foi o terceiro vencido pelo São Paulo, que já havia conquistado os títulos de 1977 e 1986. Foi a segunda final consecutiva entre dois times paulistas. O São Paulo chegou pela terceira vez seguida à final, e desta vez foi campeão, com uma vitória e um empate contra o Bragantino. O jogo final, disputado em Bragança Paulista, teve o menor público entre as decisões de campeonatos brasileiros até hoje (2010): pouco mais de 12 mil espectadores. 

Semifinal:
Atlético Mineiro 1x1 São Paulo
Fluminense 0x1 Bragantino
São Paulo 0x0 Atlético Mineiro
Bragantino 1x1 Fluminense

Jogos da Final:
São Paulo 1x0 Bragantino
Bragantino 0x0 São Paulo

Corinthians Campeão Brasileiro de 1990

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1990 foi o de número 42, e o primeiro vencido pelo Corinthians. Pela terceira vez na história do campeonato, a partida final foi disputada entre dois clubes paulistas, com Corinthians e São Paulo repetindo os confrontos de Guarani e Palmeiras em 1978; e de São Paulo e Guarani em 1986. O São Paulo repetiu o mesmo feito no ano anterior, quando foi vice-campeão ao perder a final para o Clube de Regatas Vasco da Gama. 

Semifinal:
São Paulo 2x0 Grêmio
Corinthians 2x1 Bahia
Grêmio 1x0 São Paulo
Bahia 0x0 Corinthians

Jogos da Final:
São Paulo 0x1 Corinthians
Corinthians 1x0 São Paulo

Vasco da Gama Campeão Brasileiro de 1989

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1989 foi vencido pelo Vasco, que repetiu o feito de 1974 e conquistou o seu segundo título nacional. Foi mantida a ideia do ano anterior, de descenso de 4 clubes e acesso de apenas 2, o que deixaria o campeonato de 1990 com o número considerado ideal de 20 clubes. Foi criado um "Torneio da Morte", a ser disputado entre os (6) últimos colocados da primeira fase, de onde sairiam os (4) rebaixados.

Jogos da Final:
São Paulo 0x1 Vasco

Bahia Campeão Brasileiro de 1988

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1988 (também chamado de Copa União, assim como o Módulo Verde de 1987) foi vencido pelo Bahia, que já havia conquistado a Taça Brasil (primeiro campeonato brasileiro) em 1959, e que, 30 anos depois ganhou o Campeonato Brasileiro. O rompimento entre o Clube dos 13 e a CBF, ocorrido no ano anterior, terminou redundando num campeonato mais enxuto e competitivo, com apenas 24 clubes e, pela primeira vez, com um sistema verdadeiro de acesso e descenso, conforme recomendado pela FIFA.

Semifinal:
Grêmio 0x0 Internacional
Fluminense 0x0 Bahia
Internacional 2x1 Grêmio
Bahia 2x1 Fluminense

Jogos da Final:
Bahia 2x1 Internacional
Internacional 0x0 Bahia

Sport Campeão Brasileiro de 1987

"Copa União" é o nome fantasia pelo qual ficou conhecido o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1987 que tinha o nome oficial de Copa Brasil. A competição foi dividida pela CBF em dois módulos: o módulo verde (com nome oficial de Troféu João Havelange), vencido pelo Flamengo e vice-campeão Internacional, e o módulo amarelo (nome oficial Troféu Roberto Gomes Pedrosa), que teve como campeão o Sport e vice Guarani. Campeões e vices formaram o quadrangular final. Flamengo e Internacional eliminados por WO. Não se apresentaram nas datas definidas, abdicaram-se de participar. Sport e Guarani fizeram a final em (2) jogos que consagrou o Sport como campeão brasileiro de 1987.

Semifinais do Módulo Amarelo:
Sport 3x1 Bangu
Bangu 3x2 Sport
Atlético Paranaense 0x0 Guarani
Guarani 1x0 Atlético Paranaense

Semifinais do Módulo Verde:
Internacional 0x0 Cruzeiro
Flamengo 1x0 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro 2x3 Flamengo
Cruzeiro 0x1 Internacional

Jogos da Final:
Guarani 1x1 Sport
Sport 1x0 Guarani

São Paulo Campeão Brasileiro de 1986

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1986, conhecido na época como Copa Brasil (não confundir com Copa do Brasil), foi vencido pelo São Paulo. Foi o segundo título do São Paulo - como o de 1977, conquistado na disputa de pênaltis. Foi, ao todo, a terceira vez em que o Campeonato Brasileiro foi decidido nos pênaltis. Toda essa confusão resultou na criação, no ano seguinte, do Clube dos 13 e da Copa União, numa tentativa de reorganização institucional do futebol brasileiro.

Semifinal:
São Paulo 1x0 América – RJ
Atlético Mineiro 0x0 Guarani
Guarani 2x1 Atlético Mineiro
América - RJ 1x1 São Paulo

Jogos da Final:
São Paulo 1x1 Guarani
Guarani (3) 3x3 (4) São Paulo

Coritiba Campeão Brasileiro de 1985

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1985 foi vencido, pela primeira vez, por um clube paranaense: O Coritiba. Foi o segundo Campeonato Brasileiro decidido em cobranças de pênaltis (o primeiro tinha sido em 1977). O técnico Ênio Andrade tornou-se o primeiro a ser campeão por (3) clubes diferentes: Internacional em 1979, Grêmio em 1981 e Coritiba em 1985. 

Semifinal:
Coritiba 1x0 Atlético Mineiro
Brasil de Pelotas 0x1 Bangu
Bangu 3x1 Brasil de Pelotas
Atlético Mineiro 0x0 Coritiba

Jogos da Final:
Bangu (4) 1x1 (5) Coritiba

Fluminense Campeão Brasileiro de 1984

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1984 foi vencido pelo Fluminense, que assim conquistou seu segundo campeonato nacional, já que o título do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1970 foi oficializado pela CBF em 2010. Pela primeira vez, a final do Campeonato Brasileiro ocorreu entre dois clubes cariocas, refletindo o forte futebol do Rio de Janeiro durante boa parte da década de 1980.

Semifinal:
Grêmio 1x0 Vasco
Corinthians 0x2 Fluminense
Vasco 3x0 Grêmio
Fluminense 0x0 Corinthians

Jogos da Final:
Fluminense 1x0 Vasco
Vasco 0x0 Fluminense

Flamengo Campeão Brasileiro de 1983

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1983 foi novamente vencido pelo Flamengo, que se tornou o quarto clube brasileiro a conquistar um bicampeonato (como Santos,Palmeiras e Internacional), e o terceiro a chegar a três títulos, igualando os feitos de Internacional, Palmeiras e Santos. O Santos, que terminou o ano como vice-campeão Brasileiro, participou da Taça de Ouro como convidado, já que fora nono no Campeonato Paulista do ano anterior. 

Semifinal:
Flamengo 3x0 Atlético Paranaense
Santos 2x1 Atlético Mineiro
Atlético Paranaense 2x0 Flamengo
Atlético Mineiro 0x0 Santos

Jogos da Final:
Santos 2x1 Flamengo
Flamengo 3x0 Santos

Flamengo Campeão Brasileiro de 1982

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1982 foi vencido pelo Flamengo. Pela primeira vez, a final foi decidida somente no terceiro jogo, com o Flamengo conquistando o seu segundo título brasileiro sobre o Grêmio no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. O Guarani nesse ano conquistou o recorde de média de gols no campeonato brasileiro, com 2,65 gols/partida.

Semifinal:
Corinthians 1x2 Grêmio
Flamengo 2x1 Guarani
Grêmio 3x1 Corinthians
Guarani 2x3 Flamengo

Jogos da Final:
Flamengo 1x1 Grêmio
Grêmio 0x0 Flamengo
Grêmio 0x1 Flamengo

Grêmio Campeão Brasileiro de 1981

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1981 foi vencido, pela primeira vez, pelo Grêmio. Também pela primeira vez, a CBF adotou como critério de acesso à Taça de Ouro os resultados dos Campeonatos Estaduais. O campeão e o vice da Taça de Prata de 1981 foram, respectivamente, Guarani e Anapolina. O torneio Taça de Bronze foi disputado pela primeira vez nesse ano. 

Semifinal:
Botafogo 1x0 São Paulo
Ponte Preta 2x3 Grêmio
Grêmio 0x1 Ponte Preta
São Paulo 2x2 Botafogo

Jogos da Final:
Grêmio 2x1 São Paulo
São Paulo 0x1 Grêmio

Flamengo Campeão Brasileiro de 1980

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1980 foi o primeiro vencido pelo Flamengo de Zico, que durante toda a década de 1980 iria colecionar títulos nacionais e internacionais. A CBD foi desmembrada e surgiu a CBF. Os clubes mais tradicionais passaram a pressionar a recém-criada confederação a reformar o Campeonato Brasileiro, que vinha crescendo ano a ano em número de participantes, tendo chegado ao recorde de 94 clubes no ano anterior. 

Semifinal:
Flamengo 4x3 Coritiba
Internacional 0x3 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro 1x1 Internacional
Coritiba 0x2 Flamengo

Jogos da Final:
Atlético Mineiro 1x0 Flamengo
Flamengo 3x2 Atlético Mineiro

Internacional Campeão Brasileiro de 1979

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1979 foi vencido pelo Internacional, que se tornou o terceiro clube brasileiro a conquistar três títulos nacionais (já havia vencido antes em 1975 e 1976). Além disso, o Internacional de 1979 é o único caso de campeão invicto do Campeonato Brasileiro a partir de 1971. Mas os grandes clubes de São Paulo pleiteavam participar apenas da terceira fase, como o campeão e vice do ano anterior (Guarani e Palmeiras). Como o pleito não foi atendido, Corinthians, Portuguesa, Santos e São Paulo não disputaram o campeonato.

Semifinal:
Vasco 2x1 Coritiba
Internacional 1x1 Palmeiras
Palmeiras 2x3 Internacional
Coritiba 1x1 Vasco

Jogos da Final:
Vasco 0x2 Internacional
Internacional 2x1 Vasco

Guarani Campeão Brasileiro de 1978

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1978 foi o primeiro a ser vencido por um clube do interior de um estado: o Guarani de Campinas, que revelou o jovem atacante Careca, futuro ídolo da Seleção Brasileira na década de 1980. Pela primeira vez, as semifinais e finais são disputadas em sistema de ida-e-volta, não mais em jogo único. E foi acrescentada uma fase de Quartas-de-final, também em ida-e-volta. 

Semifinal:
Vasco 1x2 Guarani
Internacional 1x1 Palmeiras
Palmeiras 2x0 Internacional
Guarani 2x0 Vasco

Jogos da Final:
Palmeiras 0x1 Guarani
Guarani 1x0 Palmeiras

São Paulo Campeão Brasileiro de 1977

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1977 foi vencido pelo São Paulo, que conquistou seu primeiro título nacional. Pela primeira vez, o campeonato foi decidido em cobranças de pênaltis, possibilidade que já estava prevista no regulamento do ano anterior. E o técnico Rubens Minelli, do São Paulo, depois de ter sido bicampeão pelo Internacional em 1975 e 1976, tornou-se o primeiro treinador a vencer o Campeonato Brasileiro em três anos consecutivos. Curiosamente, o vice-campeão Atlético-MG não perdeu um único jogo durante todo o campeonato e terminou o certame com dez pontos de vantagem sobre o campeão São Paulo. Outra curiosidade é que o Botafogo, quinto lugar na classificação final, também terminou o campeonato sem derrota. 

Semifinal:
Atlético Mineiro 4x2 Londrina
São Paulo 3x0 Operário (MS)

Jogo da Final:
Atlético Mineiro (2) 0x0 (3) São Paulo

Internacional Campeão Brasileiro de 1976

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1976 teve o Internacional como Bicampeão, repetindo o título do ano anterior. A influência da política militar acrescentou mais doze clubes ao já inchado Campeonato Brasileiro, que passou a contar com (54) equipes. 

Semifinal:
Internacional 2x1 Atlético Mineiro
Fluminense (1) 1x1 (4) Corinthians

Jogo da Final:
Internacional 2x0 Corinthians

Internacional Campeão Brasileiro de 1975

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1975 foi vencido pelo Internacional, que se tornou então o primeiro clube gaúcho a ser Campeão Brasileiro. E pela primeira vez a final não contou com nenhuma equipe de Rio de Janeiro ou São Paulo.

Semifinal:
Fluminense 0x2 Internacional
Santa Cruz 2x3 Cruzeiro

Jogo da Final:
Internacional 1x0 Cruzeiro

Vasco da Gama Campeão Brasileiro de 1974

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1974 teve pela terceira vez um clube carioca como campeão: o Vasco da Gama após o Botafogo em 1968 (pela Taça Brasil) e Fluminense em 1970. No quadrangular Final Cruzeiro e Vasco empataram nos pontos com (4) para cada lado, sendo necessária uma partida extra para decidir o Campeonato. A Grande Final foi disputada no Maracanã culminou com a vitória da equipe Carioca pelo placar de (2x1), Vasco Campeão.

Quadrangular:
Vasco 2x1 Santos
Internacional 1x1 Cruzeiro
Cruzeiro 1x1 Vasco
Santos 2x1 Internacional
Santos 1x3 Cruzeiro
Vasco 2x2 Internacional

Jogo da Final:
Vasco 2x1 Cruzeiro

Palmeiras Campeão Brasileiro de 1973

O 17º Campeonato Brasileiro de Futebol foi disputado em 1973 e teve um Bicampeão: o Palmeiras, cujo elenco teve poucas mudanças em relação à "Academia" do ano anterior. Final: Quadrangular final, turno único, sendo campeão aquele que tiver melhor campanha na fase final. No Quadrangular o Palmeiras venceu o Cruzeiro no Mineirão por (1x0) e o Internacional no estádio do Morumbi por (2x1) e no Jogo Final empatou com o São Paulo por (0x0) sagrando-se Campeão.

Quadrangular:
São Paulo 4x1 Internacional
Cruzeiro 0x1 Palmeiras
Palmeiras 2x1 Internacional
Cruzeiro 1x0 São Paulo
Internacional 1x0 Cruzeiro
Palmeiras 0x0 São Paulo

Jogo da Final:
São Paulo 0x0 Palmeiras

Palmeiras Campeão Brasileiro de 1972

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1972 foi vencido pelo Palmeiras, na época conhecido como "A Academia". Nas Semifinais o Palmeiras empatou com o Internacional no Pacaembu em (1x1) e o Botafogo venceu o Corinthians no Maracanã por (2x1). Na grande Final disputada no estádio do Morumbi empate, Palmeiras 0x0 Botafogo, O Palmeiras sagrou-se campeão pela melhor campanha.

Semifinal:
Palmeiras 1x1 Internacional
Botafogo 2x1 Corinthians

Jogo da Final:
Palmeiras 0x0 Botafogo

Atlético Mineiro Campeão Brasileiro de 1971

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1971 foi vencido pelo Clube Atlético Mineiro. Originalmente nomeado de Campeonato Nacional de Clubes pela CBD, este campeonato ficou marcado como a primeira edição do Campeonato Brasileiro propriamente dito, em formato misto, com grupos e/ou mata-matas, uma vez que os campeões brasileiros anteriores a 1971 saíam da Taça Brasil e da Taça de Prata. O campeonato contou com 20 clubes de (8) Estados. A Grande Final que contou com um Triangular entre Atlético Mineiro, São Paulo e Botafogo, sendo o Campeão aquele que somasse mais pontos, aconteceu com duas vitórias do time Mineiro.

Triangular:
Atlético Mineiro 1x0 São Paulo
São Paulo 4x1 Botafogo
Botafogo 0x1 Atlético Mineiro