Campeões da Copa Sul-Americana

A Copa Sul-Americana é uma competição internacional de clubes de futebol da América do Sul, organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). Substituíram, em 2002, as copas MERCOSUL e Merconorte, que por sua vez substituíram em 1998, a Supercopa. Disputada no segundo semestre, é a segunda competição mais importante entre clubes no continente sul-americano, inferior apenas à Copa Libertadores da América.
San Lorenzo da Argentina
A Copa Sul-Americana 2002, foi à Primeira edição do segundo mais importante torneio de clubes da Conmebol. Os clubes do Brasil não Participaram pela demora da organização do torneio, o que ocasionou que não tinha lugar no calendário do segundo semestre. O campeão foi o San Lorenzo (Argentina) após vencer na final o Atlético Nacional (Colômbia).

Final:
San Lorenzo 4x0 Atlético Nacional
Atlético Nacional 0x0 San Lorenzo

San Lorenzo (ARG) - Campeão / 2002
San Lorenzo















Cienciano do Peru
A Copa Sul-Americana de 2003 foi à Segunda edição do torneio realizado anualmente pela CONMEBOL. O clube (Peruano) Cienciano sagrou-se campeão do torneio vencendo a equipe (Argentina) River Plate. A Equipe Brasileira que chegou mais longe foi à equipe do – São Paulo FC (Semifinais), empatando com o River Plate da Argentina no placar Agregado (3x3) e perdendo nos pênaltis por (2x4).

Final:
River Plate 3x3 Cienciano
Cienciano 1x0 River Plate

Cienciano (PER) - Campeão / 2003
Cienciano


















Boca Juniors da Argentina
A Copa Sul-Americana 2004 foi à Terceira edição do torneio. Participaram trinta e cinco equipes de dez países. O campeão foi à equipe do Club Atlético Boca Juniors da (Argentina) que venceu na final o Bolívar da (Bolívia). Isto lhe permitiu disputar a Recopa diante do Once Caldas, o campeão da Copa Libertadores da América de 2004. A Equipe Brasileira que chegou mais longe foi à equipe do – Sport Club Internacional (Semifinais) que perdeu para a equipe do Club Atlético Boca Juniors na Argentina (2x4) e empatou em casa por (0x0).

Final:
Bolívar 1x0 Boca Juniors
Boca Juniors 2x0 Bolívar

Boca Juniors (ARG)Campeão / 2004
Boca Juniors














Boca Juniors da Argentina
A Copa Sul-Americana 2005 foi à Quarta edição do segundo torneio de clubes mais importante da CONMEBOL. Participaram trinta e quatro equipes de doze países. Pela primeira vez, equipes da CONCACAF foram convidadas a participar do torneio. O Club Atlético Boca Juniors (Argentina) sagrou-se campeão ao vencer na final a equipe do Pumas UNAM (México), conquistando o direito de disputar a Recopa Sul-Americana contra o São Paulo FC (Brasil), campeão da Taça Libertadores da América de 2005. A Equipe Brasileira que chegou mais longe foi à equipe do – Sport Club Internacional (Quartas de Finais) que venceu a equipe do Club Atlético Boca Juniors no Brasil (1x0) e perdeu ma Argentina por (4x1). Ob. Corinthians e Fluminense do (Brasil) também foram eliminados nas (Quartas de Finais).

Final:
Pumas 1x1 Boca Juniors
Boca Juniors 1x1 Pumas - Prorrogação – (4x3) Boca Juniors

Boca Juniors (ARG) - Campeão / 2005
Boca Juniors














Pachuca do México
A Copa Sul-Americana de 2006 foi a Quinta edição do torneio de futebol realizado no segundo semestre de cada ano pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). Equipes das dez associações sul-americanas mais o México e a Costa Rica participaram do torneio. O campeão do torneio foi o Mexicano Pachuca, que venceu o chileno Colo-Colo pelo placar de (2x1), em pleno Estádio Nacional, em Santiago. O campeão enfrentou o Sport Club Internacional, campeão da Copa Libertadores da América de 2006 na decisão da Recopa Sul-Americana de 2007. A Equipe Brasileira que chegou mais longe foi à equipe do – Clube Atlético Paranaense (Semifinais) perdendo os (2) jogos para o Pachuca do (México) por (0x1) no Brasil e por (4x1) no México.

Final:
Colo-Colo 1x1 Pachuca
Pachuca 2x1 Colo-Colo

Pachuca (MEX) - Campeão / 2006

Pachuca












Arsenal da Argentina
A Copa Sul-Americana 2007 foi à Sexta edição do torneio de futebol realizado no segundo semestre de cada ano pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). O Arsenal de Sarandí, da (Argentina), conquistou o título pela primeira vez - o primeiro de sua história. Na final empatou no placar agregado por (4x4) com o time do América do (México), mas foi beneficiado pelo critério do gol marcado como visitante (3x2). O título do Arsenal marcou a hegemonia das equipes argentinas na competição. Em seis edições realizadas até então, quatro foram conquistadas por clubes daquele país. A Equipe Brasileira que chegou mais longe foi à equipe do – São Paulo FC (Quartas de Finais) que perdeu os (2) Jogos para o Millonarios da Colômbia por (0x1) no Brasil e por (2x0) na Colômbia. O Vasco da Gama também caiu nas (Quartas de Finais) diante do América do México.

Final:
América do México 2x3 Arsenal
Arsenal 1x2 América do México

Arsenal (ARG)Campeão / 2007
Arsenal














Internacional do Brasil
A Copa Sul-Americana 2008 foi à Sétima edição do torneio de futebol realizado no segundo semestre de cada ano pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). O Sport Club Internacional, do (Brasil), sagrou-se campeão ao derrotar o Estudiantes, da (Argentina), na final com um placar global de (2x1), sendo o Único Clube Brasileiro Campeão do Torneio. Desde esta edição foi implantado o sistema de prorrogação na final em caso de igualdade no placar agregado. Nas fases anteriores, a regra do gol marcado como visitante foi considerada. Persistindo o empate no placar agregado em ambos os casos, o jogo seria decidido nas disputas por pênaltis. Na final, as equipes empataram no placar agregado e o Sport Club Internacional marcou o gol do título na prorrogação.

Final:
Internacional 1x0 Estudiantes
Estudiantes 1x1 Internacional

Internacional (BRA) - Campeão / 2008
Internacional
















LDU Quito do Equador
A Copa Sul-Americana 2009 foi à Oitava edição do torneio de futebol realizado no segundo semestre de cada ano pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). O campeão foi a LDU Quito, do (Equador), ao vencer o Fluminense do (Brasil) por (5x4) no placar agregado. O Primeiro duelo no Equador o Fluminense foi goleado por (1x5) no Equador e na Partida de volta no Rio de Janeiro venceu por (3x0) saldo insuficiente que deu o Título aos Equatorianos.

Final:
LDU Quito 5x1 Fluminense
Fluminense 3x0 LDU Quito

LDU Quito (ECU) - Campeão / 2009
LDU














Independiente da Argentina
A Copa Sul-Americana 2010 foi à Nona edição do torneio de futebol realizado no segundo semestre de cada ano pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). Durante o sorteio da competição em 28 de abril, a CONMEBOL anunciou que a partir dessa edição o campeão garantiria uma vaga na Copa Libertadores da América do ano seguinte. A final foi disputada entre Independiente, da (Argentina), e Goiás, do (Brasil). Na primeira partida da decisão em Goiânia, vitória do Goiás por (2x0) e na volta, em Avellaneda, o Independiente foi o vencedor por (3x1). Como as equipes igualaram no saldo de gols, foi preciso uma prorrogação e em seguida disputa por pênaltis para definir o título, vencido pelo Independiente por (5x3).

Final:
Goiás 2x0 Independiente
 Independiente 3x1 Goiás

Independiente (ARG) - Campeão / 2010
Independiente














Universidad de Chile 
A Copa Sul-Americana de 2011 oficialmente Copa Bridgestone Sudamericana por motivos de patrocínio, foi à Décima edição do torneio de futebol realizado no segundo semestre de cada ano pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). Universidad de Chile do (Chile) e LDU Quito, do (Equador), fizeram a final dessa edição. Ambos os jogos foram vencidos pelos chilenos (1x0) em Quito e (3x0) em Santiago, que Conquistaram o Título de Forma Invicta e tendo sofrido apenas dois gols ao longo da competição.

Final:
LDU Quito 0x1 Universidad de Chile
Universidad de Chile 3x0 LDU Quito

Universidad de Chile (CHI) - Campeão / 2011
La U


















São Paulo















A Copa Sul-Americana de 2012, denominado oficialmente Copa Bridgestone Sul-Americana, foi a décima première edição do torneio de futebol realizado no segundo semestre de cada ano pela Confederações Sul-Americana de Futebol. São Paulo e Tigre realizaram uma final inédita e pela primeira vez chegaram a decisão do torneio. No primeiro jogo, disputado no Estádio La Bombonera em Buenos Aires, as equipes empataram por (0x0). No jogo da volta, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, o time da casa abriu (2x0) no primeiro tempo quando a partida foi encerrada após o clube argentino se recusar a entrar em campo no segundo tempo após confusão com a polícia no intervalo. O árbitro chileno Enrique Osses encerrou a partida e o São Paulo conquistou o título inédito.

Final:
Tigre 0x0 São Paulo
São Paulo 2x0 Tigre

São Paulo (BRA) - Campeão
São Paulo