Copa do Mundo FIFA

Todos os Campeões da Copa do Mundo FIFA

1930 - País Sede Uruguai

A Copa do Mundo FIFA de 1930 foi à primeira edição da Copa do Mundo de Futebol. Sediada no Uruguai, a competição ocorreu entre 13 e 30 de julho envolvendo treze seleções. Todas as partidas foram disputadas na capital Montevidéu, a maioria no Estádio Centenário, que foi construído especialmente para o torneio. O segundo grupo: Brasil, Bolívia e Iugoslávia. Brasil mandou um time composto quase que totalmente de cariocas (sendo o paulista Araken a única exceção) por causa de uma briga entre cartolas paulistas e cariocas. 

*** Jogos do Brasil ***

Brasil  1x2  Iugoslávia
Brasil  4x0  Bolívia


Obs. Classificou-se a Iugoslávia.

*** Jogo do Título ***

Uruguai 4x2 Argentina

Uruguai - Campeão

1934 - País Sede Itália

A Copa do Mundo de 1934 sediada na Itália foi à primeira na qual os países tiveram que se classificar na disputa das Eliminatórias para poder participar. O número de nações participantes desta vez dobrou em relação à edição anterior, sendo que 70% das 32 nações eram do continente Europeu. O Brasil, outra vez desfalcado devido às eternas brigas entre cariocas e paulistas, deu vexame: Perdeu por 3x1 da Espanha e voltou para casa.

*** Jogos do Brasil ***

Brasil 1x3 Espanha (Oitavas)

*** Jogo do Título ***

Itália 2x1 Tchecoslováquia

Itália - Campeã

1938 - País Sede França

A Copa do Mundo de 1938 foi à terceira Copa do Mundo disputada, e contou com a participação de 16 países. 36 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu na França. Esta Foi a Primeira Copa do Mundo Onde Não ouve Brigas na concentração da Seleção e A primeira grande participação da Seleção Numa Copa Do Mundo.

*** Jogos do Brasil ***

Brasil 6x5 Polônia (Oitavas)
Brasil 1x1 Tchecoslováquia (Quartas)
Brasil 2x1 Tchecoslováquia (Jogo de Desempate)
Brasil 1x2 Itália (Semi)
Brasil 4x2 Suécia (Disputa 3° Lugar)

*** Jogo do Título ***

Itália 4x2 Hungria

Itália - Bicampeã

1950 - País Sede Brasil

A Copa do Mundo FIFA de 1950 foi à quarta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 24 de junho até 16 de julho. O evento foi sediado no Brasil, tendo partidas realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato. A edição de 1950 da Copa do Mundo marcou a quarta participação da Seleção Brasileira de Futebol nessa competição. Era a primeira vez que o país sediaria o torneio da FIFA.

*** Jogos do Brasil ***

Brasil 4x0 México (fase de Grupos)
Brasil 2x2 Suíça (Fase de Grupos)
Brasil 2x0 Iugoslávia (Fase de Grupos)
Brasil 7x1 Suécia (Quadrangular)
Brasil 6x1 Espanha (Quadrangular)
Brasil 1x2 Uruguai (Final)

*** Jogo do Título ***

Brasil 1x2 Uruguai

Uruguai - Bicampeão

1954 - País Sede Suíça

A Copa do Mundo FIFA de 1954 foi a quinta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 16 de junho até 4 de julho. Em comemoração ao 50º aniversário da FIFA, o evento foi sediado na Suíça, onde se encontra a sede do órgão; o país foi oficialmente selecionado como anfitrião em julho de 1946. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato. Foi a primeira vez que a Seleção usou o uniforme com a camisa amarela e o calção azul. Depois da derrota no Mundial de 1950, o uniforme antigo (camisa branca e calção azul usado desde 1919) foi considerado uma das fontes de azar.

*** Jogos do Brasil ***

Brasil 5x0 México (Fase de Grupos)
Brasil 1x1 Iugoslávia (Fase de Grupos)
Brasil 2x4 Hungria (Quartas)

*** Jogo do Título ***

Alemanha 3x2 Hungria

Alemanha - Campeã

1958 - País Sede Suécia

A Copa do Mundo FIFA de 1958 foi a sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 8 de junho até 29 de junho de 1958. O evento foi sediado na Suécia. O Brasil chegava pela segunda vez em uma final e enfrentaria a anfitriã, Suécia. A seleção brasileira obteria seu primeiro título mundial calcado no trio Pelé, Garrincha e Vavá.

*** Jogos do Brasil ***

Brasil 3x0 Áustria (Fase de grupos)
Brasil 0x0 Inglaterra (Fase de grupos)
Brasil 2x0 União Soviética (Fase de grupos)
Brasil 1x0 País de Gales (Quartas)
Brasil 5x2 França (Semi)
Brasil 5x2 Suécia (Final)

*** Jogo do Título ***

Brasil 5x2 Suécia

Brasil - Campeão

1962 - País Sede Chile
Jogos: 32  Gols: 89

A Copa do Mundo FIFA de 1962 foi à sétima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 30 de maio até 17 de junho. O evento foi sediado no Chile, tendo partidas realizadas nas cidades de Arica, Rancagua, Viña Del Mar e Santiago. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato. A edição de 1962 da Copa do Mundo marcou a sétima participação da Seleção Brasileira de Futebol nessa competição. Era o único país a participar de todas as edições do torneio da FIFA, fato que persistirá pelo menos até a edição realizada no Brasil em 2014. Foi a primeira em que o Brasil defendia o título de campeão, após a conquista do Mundial da Suécia, em 1958.

Classificação:

 Brasil Campeão
 Tchecoslováquia
 Chile
 Iugoslávia

 União Soviética


*** Jogos do Brasil ***

Brasil 2x0 México (Fase de grupos)
Brasil 0x0 Tchecoslováquia (Fase de grupos)
Brasil 2x1 Espanha (Fase de grupos)
Brasil 3x1 Inglaterra (Quartas)
Brasil 4x2 Chile (Semi)
Brasil 3x1 Tchecoslováquia (Final)

*** Jogo do Título ***

Brasil 3x1 Tchecoslováquia

Brasil - Bicampeão

Garrincha (dir.) e Pelé deixam o campo
após empate sem gols entre Brasil e Tchecoslováquia


1966 - País Sede Inglaterra
Jogos: 32  Gols: 89

A Copa do Mundo FIFA de 1966 foi à oitava edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 11 de julho até 30 de julho de 1966. O evento foi sediado na Inglaterra, tendo partidas realizadas nas cidades de Birmingham, Liverpool, Londres, Manchester, Middlesbrough, Sheffield e Sunderland. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato. A edição de 1966 do torneio marcou a oitava vez que a Seleção Brasileira de Futebol participou de uma Copa do Mundo. Era o único país a participar de todas as edições do torneio da FIFA. A Seleção foi dirigida pela segunda vez por Vicente Feola.

Classificação:

 Inglaterra Campeã
 Alemanha
 Portugal
 União Soviética
 Argentina


*** Jogos do Brasil ***

Brasil 2x0 Bulgária (Fase de grupos)
Brasil 1x3 Hungria (Fase de grupos)
Brasil 1x3 Portugal (Fase de grupos)

*** Jogo do Título ***

Inglaterra 4x2 Alemanha

Inglaterra - Campeã

1970 - País Sede México
Jogos: 32  Gols: 95

A Copa do Mundo FIFA de 1970 foi à nona edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 31 de maio até 21 de junho. O evento foi sediado no México, tendo partidas realizadas nas cidades de Guadalajara, León, Cidade do México, Puebla, Toluca. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato. Com sua terceira vitória após 1958 e 1962, o Brasil pôde reter a posse da Taça Jules Rimet permanentemente (ironicamente, ela seria roubada em 1983 enquanto estava em exposição no Rio de Janeiro e nunca foi recuperada). O técnico brasileiro Mário Jorge Lobo Zagallo foi o primeiro futebolista a se tornar campeão mundial como jogador (1958 e 1962) e como técnico, e Pelé encerrou sua carreira nas Copas do Mundo como o primeiro (e até agora único) vencedor por três vezes.


Classificação:

 Brasil
 Itália
 Alemanha
 Uruguai
 União Soviética


*** Jogos do Brasil ***

Brasil 4x1 Tchecoslováquia (Fase de grupos)
Brasil 1x0 Inglaterra (Fase de grupos)
Brasil 3x2 Romênia (Fase de grupos)
Brasil 4x2 Peru (Quartas)
Brasil 3x1 Uruguai (Semi)
Brasil 4x1 Itália (Final)

*** Jogo do Título ***

Brasil 4x1 Itália

Brasil - Tricampeão

1974 - País Sede Alemanha
Jogos: 38  Gols: 97

A Copa do Mundo FIFA de 1974 foi a décima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 13 de junho até 7 de julho de 1974. O evento foi sediado na Alemanha Ocidental, tendo partidas realizadas nas cidades de Hamburgo, Hanover, Gelsenkirchen, Dortmund, Düsseldorf, Frankfurt, Berlim Ocidental, Munique e Stuttgart. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato. O Brasil, recentemente tri-campeão mundial, estava com a auto-estima alta. Zagallo, ainda técnico da seleção, usou a base da última copa, Jairzinho e Rivelino. Faltava o rei Pelé. Porém, o Brasil não foi muito longe. A famosa Laranja Mecânica neerlandesa destruiu o sonho do tetra. Por fim, o Brasil termina em 4º lugar após perder para a Polônia, consolidando a "Seleção Canarinho" em uma colocação abaixo dos poloneses.

Classificação:

 Alemanha Campeã
 Holanda
 Polônia
 Brasil
 Suécia


*** Jogos do Brasil ***

Brasil 0x0 Iugoslávia (Fase de grupos)
Brasil 0x0 Escócia (Fase de grupos)
Brasil 3x0 Zaire (Fase de grupos)
Brasil 1x0 Alemanha Oriental (2ª Fase)
Brasil 2x1 Argentina (2ª Fase)
Brasil 0x2 Holanda (2ª Fase)
Brasil 0x1 Polônia (Disputa do 3° Lugar)

*** Jogo do Título ***

Holanda 1x2 Alemanha

Alemanha - Bicampeã

1978 - País Sede Argentina
Jogos: 38  Gols: 102

A Copa do Mundo FIFA de 1978 foi a 11ª Copa do Mundo disputada, e contou com a participação de 16 países. 107 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu na Argentina. Foi uma copa cercada de polêmicas. Muito se deveu ao clima político vivido na Argentina. O país vivia uma brutal ditadura imposta pelos militares, que viram na organização do torneio a oportunidade ideal para popularizar o regime e promover a distração nacional dos problemas políticos e econômicos. No grupo do Brasil, outro drama pós-70. A seleção canarinho, perdida em meio aos malabarismos táticos do técnico Cláudio Coutinho, não empolgava. O time era lento, apático e não se encontrava. Possuía dois jogadores da verdadeira linhagem de camisas 10, Zico e Roberto Rivelino (tricampeão em 1970), mas nenhum dos dois brilhou.

Classificação:

 Argentina Campeã
 Holanda
 Brasil
 Itália
 Polônia


*** Jogos do Brasil ***

Brasil 1x1 Suécia (Fase de grupos)
Brasil 0x0 Espanha (Fase de grupos)
Brasil 1x0 Áustria (Fase de grupos)
Brasil 3x0 Peru (2ª Fase)
Brasil 0x0 Argentina (2ª Fase)
Brasil 3x1 Polônia (2ª Fase)
Brasil 2x1 Itália (Disputa do 3° Lugar)

*** Jogo do Título ***

Argentina 3x1 Holanda

Argentina - Campeã

1982 - País Sede Espanha
Jogos: 52  Gols: 146

A Copa do Mundo de 1982 qual a Itália ganhou, foi a 12ª edição disputada, e contou pela primeira vez com 24 (vinte e quatro) seleções, entre elas várias estreantes. No total 105 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu na Espanha. A Seleção Brasileira, comandada por Telê Santana, mandou para a Copa uma seleção de talentos, que encantou a Espanha e conquistou o mundo! Jogadores maravilhosos como Zico, Sócrates, Falcão, Éder, Junior, Leandro e Cerezo, davam à tônica do futebol arte, ofensivo e goleador do Brasil. A Argentina com craques campeões do mundo como Daniel Passarela, Mario Kempes e a promessa de super craque Diego Armando Maradona. Do lado da azurra, que havia deixado uma ótima impressão em 1978 o experientíssimo Dino Zoff, o vovô da copa, Scirea, e aquele que seria o carrasco do Brasil na copa, Paolo Rossi. 

Classificação:

1º    Itália Campeã
2º   Alemanha
3º   Polônia
4º   França
5º   Brasil

*** Jogos do Brasil ***

Brasil 2x1 União Soviética (Fase de grupos)
Brasil 4x1 Escócia (Fase de grupos)
Brasil 4x0 Nova Zelândia (Fase de grupos)
Brasil 3x1 Argentina (Oitavas)
Brasil 2x3 Itália (Quartas)

*** Jogo do Título ***

Itália 3x1 Alemanha

Itália - Tricampeã

1986 - País Sede México

A Copa do Mundo FIFA de 1986 foi a 13ª Copa do Mundo disputada, e contou com a participação de 24 países divididos em seis grupos de quatro. 113 países participaram das eliminatórias. A Copa de 1986 seria disputada na Colômbia. Porém, os graves problemas econômicos deste país impediram os colombianos de serem os anfitriões do torneio. A FIFA ofereceu a Copa para o Brasil, os Estados Unidos e o Canadá em 1982, mas os governos destes três países recusaram. Então a Copa foi aceita pelo México, que foi escolhido em 1983 para sediar o mundial mais uma vez. Nem mesmo os terremotos um ano antes do mundial colocaram em risco a realização da copa. O Brasil, com uma defesa mais consistente do que em 1982, só levou um gol, justo no fatídico empate com a França pelas Quartas de Final, onde Zico, aos 30 do segundo tempo, viu Joel Bats defender o penal que daria a classificação à "Seleção Canarinho". 

*** Jogos do Brasil ***

Brasil 1x0 Espanha (Fase de grupos)
Brasil 1x0 Argélia (Fase de grupos)
Brasil 3x0 Irlanda do Norte (Fase de grupos)
Brasil 4x0 Polônia (Oitavas)
Brasil 1x1 França (Quartas) (Pênaltis: 4x3 França)

*** Jogo do Título ***

Argentina 3x2 Alemanha

Argentina - Bicampeã

1990 - País Sede Itália

A Copa do Mundo FIFA de 1990 foi a décima quarta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 8 de junho até 8 de julho de 1990. O evento foi sediado na Itália, tendo partidas realizadas nas cidades de Milão, Roma, Nápoles, Turim, Bari, Verona, Florença, Cagliari, Bologna, Udine, Palermo e Genova. Vinte e quatro seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato. A equipe, dividida por brigas internas, foi precocemente eliminada. Após passar com dificuldades pela primeira fase, apesar de (3) vitórias na fase de grupos o Brasil, em seu melhor jogo no torneio, caiu nas oitavas-de-final, frente à Argentina por 1x0 (o gol foi de Claudio Caniggia, em uma única jogada genial de Maradona, que foi muito marcado). O Brasil lutou (chegou a mandar uma bola na trave), mas perdeu várias chances de gol. Foi a pior campanha brasileira desde 1966.

*** Jogos do Brasil ***

Brasil 2x1 Suécia (Fase de grupos)
Brasil 1x0 Costa Rica (Fase de grupos)
Brasil 1x0 Escócia (Fase de grupos)
Brasil 0x1 Argentina (Oitavas)

*** Jogo do Título ***

Alemanha 1x0 Argentina

Alemanha - Tricampeã

1994 - País Sede Estados Unidos

A Copa do Mundo FIFA de 1994 foi sediada nos Estados Unidos, sendo a 15ª Copa do Mundo de Futebol a ser realizada. Apesar da pouca tradição norte-americana no futebol, foi o mundial do país que bateu todos os recordes de público, mantidos até os dias de hoje. Com um futebol extremante eficiente e com um grupo muito unido liderado pelo polêmico craque Romário, a Seleção brasileira conquistou o quarto título mundial ao bater a Itália nos pênaltis. A vitória do Brasil foi comemorada também como uma homenagem ao tricampeão mundial de fórmula 1 Ayrton Senna, morto em 1 de maio daquele ano.

*** Jogos do Brasil ***

Brasil 2x0 Rússia (Fase de grupos)
Brasil 3x0 Camarões (Fase de grupos)
Brasil 1x1 Suécia (Fase de grupos)
Brasil 1x0 Estados Unidos (Oitavas)
Brasil 3x2 Holanda (Quartas)
Brasil 1x0 Suécia (Semi)
Brasil 0x0 Itália (Final) (Pênaltis 3x2 Brasil)

*** Jogo do Título ***

Brasil 0x0 Itália 

Brasil - Tetracampeão

1998 - País Sede França

A Copa do Mundo FIFA de 1998 foi à décima sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 10 de junho até 12 de julho de 1998. O evento foi sediado na França, pela segunda vez, tendo partidas realizadas nas cidades de Saint-Denis, Marselha, Paris, Lens, Lyon, Nantes, Toulouse, Saint-Étienne, Bordeaux e Montpellier. Trinta e duas seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato. A final da Copa do Mundo FIFA de 1998 foi disputada pela França, que havia eliminado a Croácia, a Itália e o Paraguai; e o Brasil, que havia eliminado a Holanda, a Dinamarca e o Chile. A partida foi realizada em 12 de julho às 21 horas, no Stade de France, com um público estimado em oitenta mil pessoas. Sob o apito do árbitro marroquino Said Belqola, Zinedine Zidane marcou duas vezes no primeiro tempo e Emmanuel Petit ampliou aos 48 minutos do segundo tempo, terminando a partida em 3x0, derrotando a seleção Brasileira, então a última campeã do mundo e única tetracampeã da época.

*** Jogos do Brasil ***

Brasil 2x1 Escócia (Fase de grupos)
Brasil 3x0 Marrocos (Fase de grupos)
Brasil 1x2 Noruega (Fase de grupos)
Brasil 4x1 Chile (Oitavas)
Brasil 3x2 Dinamarca (Quartas)
Brasil 1x1 Holanda (Semi) (Pênaltis 4x2 Brasil)
Brasil 0x3 França (Final)

*** Jogo do Título ***

Brasil 0x3 França

França - Campeã

2002 - País Sede Coréia/Japão

Copa do Mundo FIFA de 2002 ou Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA de 2002 reuniu 32 equipes entre os dias 31 de Maio e 30 de Junho. O Brasil conquistou pela quinta vez o título mundial, depois de derrotar a Alemanha na final. Foi a primeira vez que dois países sediaram unido o evento, a primeira vez que três seleções - França, Japão e Coréia do Sul - estavam classificadas automaticamente e a primeira vez que uma edição da Copa não aconteceu na Europa ou nas Américas. Foi um avanço do continente Asiático. Brasil e Alemanha, os dois gigantes das Copas, chegaram a 2002 desacreditados por todos. Ronaldo foi o grande nome da Copa, pois todos duvidavam de sua capacidade física de disputar o mundial, devido à (2) anos de inatividade por causa de suas cirurgias no joelho. Os (4) R's brilharam: Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Roberto Carlos. O técnico do Brasil foi Luiz Felipe Scolari.

*** Jogos do Brasil ***

Brasil 2x1 Turquia (Fase de grupos)
Brasil 4x0 China (Fase de grupos)
Brasil 5x2 Costa Rica (Fase de grupos)
Brasil 2x0 Bélgica (Oitavas)
Brasil 2x1 Inglaterra (Quartas)
Brasil 1x0 Turquia (Semi)
Brasil 2x0 Alemanha (Final)

*** Jogo do Título ***

Brasil 2x0 Alemanha

Brasil - Pentacampeão

2006 - País Sede Alemanha

A Copa do Mundo FIFA de 2006 ou Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA de 2006 realizou-se na Alemanha e foi vencida pela Itália. Pela segunda vez a Alemanha foi o país-sede (a primeira vez foi no ano de 1974-Alemanha Ocidental), e o único pré-classificado. Pela primeira vez na história do campeonato, o campeão do torneio anterior (no caso, o Brasil) precisou disputar as eliminatórias para poder defender o direito de participar no torneio. Trinta e dois países participaram na Copa de 2006, cuja final foi no dia (9) de Julho. A Seleção Brasileira de Futebol era a grande favorita do torneio, em parte por ter ganhado a anterior Copa do Mundo e a Copa das Confederações um ano antes. Equipes como a Seleção Argentina, Seleção Inglesa e a Seleção Italiana também eram consideradas grandes favoritas. Diego Maradona declarou, em (4) de abril de 2006, que considerava o Brasil como principal favorito, lugar que não atribuía à Argentina. Nas suas palavras: "Se não for Brasil, depois vêm Inglaterra, Itália e Alemanha".

*** Jogos do Brasil ***

Brasil 1x0 Croácia (Fase de grupos)
Brasil 2x0 Austrália (Fase de grupos)
Brasil 4x1 Japão (Fase de grupos)
Brasil 3x0 Gana (Oitavas)
Brasil 0x1 França (Quartas)

*** Jogo do Título ***

Itália 1x1 França (Pênaltis 5x3 Itália)

Itália - Tetracampeã

2010 - País Sede Africa do Sul

A Copa do Mundo FIFA de 2010 ou Campeonato do Mundo de Futebol FIFA de 2010 foi à décima nona edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 11 de junho até 11 de julho. O evento foi sediado na África do Sul, tendo partidas realizadas nas cidades de Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Nelspruit, Polokwane, Porto Elizabeth, Pretória, Rustemburgo e Joanesburgo. Trinta e dois seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato. Na fase final da Copa, um polvo de nome Paul, pertencente a um zoológico na Alemanha ganhou destaque no mundo inteiro por predizer quem iria ganhar as partidas da Seleção Alemã na Copa. De todas as (7) partidas que previu na Copa, Paul não errou nenhuma.

*** Jogos do Brasil ***

Brasil 2x1 Coréia do Norte (Fase de grupos)
Brasil 3x0 Costa do Marfim (Fase de grupos)
Brasil 0x0 Portugal (Fase de grupos)
Brasil 3x0 Chile (Oitavas)
Brasil 1x2 Holanda (Quartas)

*** Jogo do Título ***

Espanha 1x0 Holanda (prorrogação)

Espanha - Campeã

2014 - País Sede Brasil

A Copa do Mundo FIFA de 2014 ou Campeonato do Mundo de Futebol FIFA de 2014 foi à vigésima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol. O evento foi sediado no Brasil, sendo anfitrião da competição pela segunda vez. Com doze cidades-sede, o campeonato começou a ser disputado no dia 12 de junho e terminou em 13 de julho. A edição de 2014 foi à quinta realizada na América do Sul, depois de a Argentina ter sediado o torneio pela última vez no continente em 1978. O Brasil foi a última sede do torneio mundial escolhida através da política de alternância de continentes, que foi iniciada a partir da escolha da África do Sul como a sede da Copa do Mundo de 2010. As seleções nacionais de 31 países avançaram através de competições de qualificação, que começaram em junho de 2011, para participar com o país anfitrião, o Brasil, no torneio final. Um total de 64 jogos foi jogado em doze cidades de todo o Brasil em estádios novos ou reconstruídos, iniciando o torneio com uma fase de grupos. Pela primeira vez em uma Copa do Mundo, as partidas usaram a tecnologia "goal-line". 

No dia 15 de junho, na partida entre França e Honduras, aconteceu o primeiro gol oficial a utilizar o sistema. Com o país anfitrião, todas as equipes campeãs do mundo desde a primeira Copa do Mundo, em 1930 (Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha) qualificaram-se para esta competição. Nesta edição, a Alemanha sagrou-se campeã pela quarta vez (a primeira depois da reunificação do país), repetindo as vitórias nas edições de 1954, 1974 e 1990. Foi a primeira vez que uma seleção europeia conquistou o título no continente americano. As quatro Copas do Mundo anteriores sediadas pela América do Sul foram todas ganhas por seleções sul-americanas. De acordo com estatísticas da FIFA, esta foi a Copa mais poluente da história (2,72 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono), mas, ao mesmo tempo, a mais sustentável (os estádios construídos ou modernizados para a Copa adotaram tecnologias para aproveitar a água de chuva, a luz solar, fontes renováveis de energia e iluminação de baixo consumo energético, entre outras). Em uma conferência realizada na Cidade do Panamá, em setembro de 2014, e organizada pela FIFA, os representantes de 45 federações afiliadas à CONCACAF e à CONMEBOL avaliaram o trabalho realizado na Copa de 2014 como "o melhor futebol já visto na história dos Mundiais”.

*** Jogos do Brasil ***

Brasil 3x1 Croácia (Fase de grupos)
Brasil 0x0 México (Fase de grupos)
Brasil 4x1 Camarões (Fase de grupos)
Brasil 1x1 Chile (Oitavas) (Pênaltis 3x2 Brasil)
Brasil 2x1 Colômbia (Quartas)
Brasil 1x7 Alemanha (Semi)
Brasil 0x3 Holanda (Disputa do 3º Lugar)

*** Jogo do Título ***

Alemanha 1x0 Argentina (prorrogação)

Alemanha 7x1 Brasil - Semifinal

Alemanha - Tetracampeã



Retrospecto da Seleção em Copas


Vitórias:   70

Derrotas:   17

Empates:   17