domingo, 14 de outubro de 2012

Gol Histórico de Pelé contra o Juventus da Moóca - Paulistão de 1959

Pelé Chapéla toda a zaga Juventina
O adversário era o Juventus, no estádio Conde Rodolfo Crespi, na Rua Javari, em jogo do Campeonato Paulista de 1959. Aos 40 minutos da etapa final, O Santos derrotava o Moleque Travesso por (3x0), com dois gols de Pelé e um de Dorval. Mas a vantagem no marcador não deixou o Rei tranquilo. Irritados com uma dividida entre Pelé e o juventino Pando, que levou a pior e fraturou a perna, torcedores do time da casa xingavam o camisa 10 do Peixe sempre que ele pegava na bola. - Já havia feito dois gols no jogo, mas os caras não paravam de pegar no meu pé. 

Olhei para a arquibancada e fiz um gesto de “espera um pouquinho” – disse Pelé, em declaração reproduzida pelo site oficial do Santos. E o Rei reservava para os presentes ao estádio no bairro paulistano da Moóca um momento de rara beleza. A cinco minutos do apito final, Pelé recebeu um cruzamento da direita de Dorval. Com um belo toque, se livrou de Julinho e iniciou uma sequência de chapéus. 

O primeiro a ser ‘chapelado’ foi Homero. O zagueiro Clóvis veio em socorro ao companheiro e também viu a bola passar por cima da sua cabeça. O último obstáculo à frente de Pelé era o goleiro Mão de Onça. E na sua corrida sem deixar a bola cair, o Rei do futebol também superou o arqueiro com um balãozinho. O toque final foi uma cabeçada, mandando a bola para a rede.
Lance histórico do Rei no estádio da Javari