sexta-feira, 21 de junho de 2013

Copa do Mundo de 1950 - Duelo de Campeões - O Filme

Filme Histórico




















Duelo de Campeões é um filme estadunidense de 2005. Do gênero drama americano dirigido por David Anspaugh. O roteiro escrito por Angelo Pizzo é baseado no livro do mesmo título por Geoffrey Douglas. O filme narra a verdadeira história da equipe Estadunidense de futebol que jogou a Copa do Mundo de 1950 e que, contra todas as probabilidades, venceu a Inglaterra por (1x0), na cidade de Belo Horizonte, Brasil. 

A história é sobre as tradições familiares e as paixões que moldaram os jogadores que compõem este grupo. Um grupo de colegas do bairro Colina de St. Louis Missouri. Outro grupo veio do distrito de linha Corky de Fall River, Massachusetts. A vitória da seleção amadora dos Estados Unidos sobre a Inglaterra é considerada a maior zebra da história das Copas, e talvez do futebol mundial. 

Os ingleses participavam pela primeira vez de um Mundial e chegaram ao Brasil como um dos times favoritos ao título. Enquanto isso, os norte-americanos tinham uma equipe amadora, formada basicamente por carteiros, lavadores de prato e imigrantes. O autor do gol foi Gaetjens, nascido no Haiti.