sexta-feira, 21 de junho de 2013

Copa do Mundo de 1950 - Seleção do Uruguai

A Celeste Campeã em 1950












Na 1ª fase, o Brasil venceu por (4x0) o México, empatou por (2x2) com a Suíça (neste jogo o Brasil atuou com jogadores paulistas, pois o jogo foi no Pacaembu o único fora do Maracanã, desfigurando a seleção) e venceu a Iugoslávia por (2x0). Uma das grandes decepções foi a Inglaterra, que perdeu por (1x0) para os Estados Unidos, numa das maiores zebras de todos os tempos. No seu grupo a classificada foi a Espanha, "a fúria", que venceu a Inglaterra por (1x0), o Chile por (2x0) e os EUA por (3x1). 

O Uruguai só enfrentou a Bolívia em Recife e goleou (8x0). A Itália, bicampeã mundial, também caiu na 1ª fase, mas o time não era nem sombra de antes devido ao trágico acidente aéreo que vitimou o time inteiro do Torino, base da Esquadra Azurra. Os classificados foram os suecos, que ganharam da Itália por (3x2) e empataram com o Paraguai em (2x2), garantindo passagem para a fase seguinte. Na final, um quadrangular inédito e único em copas: Brasil, Suécia, Espanha e Uruguai. Brasil (7x1) na Suécia e Brasil (6x1) na Espanha garantiram ao Brasil uma boa vantagem frente ao Uruguai. 

Em 16 de julho diante de um público de 199.954 pessoas (alguns estimam cerca de 205.000 espectadores) no Maracanã, o Brasil precisava apenas empatar com o Uruguai e o troféu seria dos donos da casa. Após vitórias esmagadoras contra Espanha e Suécia, parecia certo que os brasileiros fossem ganhar o título, especialmente quando Friaça abriu o placar aos dois minutos do segundo tempo. Porém o Uruguai empatou com Juan Alberto Schiaffino e, com 11 minutos faltando para o final da partida, virou o jogo (2x1) com um gol de Alcides Ghiggia, tornando-se campeões mundiais pela segunda vez.

Poster Oficial da Copa de 1950