sexta-feira, 21 de junho de 2013

Copa do Mundo de 1982 - Brasil 3x1 Argentina





















Na primeira partida da segunda fase, a Seleção encarou sua grande rival Argentina, atual campeão mundial. Os Hermanos contavam com a então promessa Diego Maradona, que disputava sua primeira Copa. Mas o Brasil apresentou contra os argentinos o mesmo futebol contundente e fez sua melhor partida no Mundial. Com classe e com técnica, a Seleção Brasileira conseguiu superar a violência dos rivais sul-americanos. Apesar de ter sido um jogo disputado, o Brasil praticamente não foi ameaçado pela Argentina. 

O primeiro gol do escrete canarinho viria aos 11 minutos da primeira etapa. Depois de falta de Daniel Passarella sobre Serginho Chulapa, Éder cobrou a falta e mandou um chute forte. Ubaldo Fillol espalmou a bola, que pegou no travessão. No rebote, Zico só empurrou para o fundo do gol argentino. No segundo tempo, a Seleção manteve o domínio sobre os arquirrivais. Após um toque de bola envolvente, Falcão recebeu passe livre na grande área. O meio-campo da Roma deu um toque sutil para Serginho Chulapa, que de cabeça, ampliou o placar. 

O show terminou em grande estilo, com mais uma jogada que começou com toque de bola no campo ofensivo. Junior tabelou com Zico e recebeu livre para fulminar a meta argentina, aos 30 minutos. O meia Maradona ainda seria expulso aos 40 minutos do segundo tempo, após cometer uma falta violenta em Batista, e Ramón Díaz descontaria aos 44. Este resultado eliminava a Argentina da competição, já que os atuais campeões mundiais haviam perdido seu primeiro compromisso para os italianos, por (2x1). O Brasil jogaria pelo empate contra os europeus para chegar às semifinais.