terça-feira, 25 de junho de 2013

Eurocopa 2004 - Portugal 0x1 Grécia

A Surpreendente Seleção da Grécia

A UEFA Euro 2004 teve Portugal como sede e foi considerada pela UEFA como o mais organizado campeonato europeu até então. Para sediar o evento, Portugal investiu cerca de 665 milhões de euros, construindo e renovando 10 estádios. O campeonato foi rico em surpresas, com o título inesperado de uma seleção que até então só tinha se qualificado para dois grandes eventos de futebol – UEFA Euro 1980 e Copa do Mundo 1994.

As fases finais começaram com Portugal eliminando a Inglaterra (2x2), e (6x5) nos pênaltis e com a Holanda eliminando a Suécia (0x0), e (5x4) nos pênaltis. Todos esperavam um show da França, atual campeã européia, sobre a Grécia, mas os gregos mostraram que não queriam mais ser meros figurantes e bateram os Bleus por (1x0). 

Na Partida da final contra o anfitrião Portugal, aos 11 min, do segundo tempo a Grécia chegou ao gol do título. Depois de cobrança de escanteio da direita, Haristeas se antecipou e, de cabeça, consagrou a "zebra" grega. Em desvantagem, Scolari foi para o tudo ou nada: colocou Rui Costa e Nuno Gomes. 

Portugal se lançou ao ataque e passou o restante do tempo no campo grego, pressionando, mas não conseguiu marcar. Festa grega no Estádio da Luz. O capitão Theodoros Zagorakis, da Grécia foi eleito o melhor jogador do campeonato, assim como o goleiro Antonios Nikopolidis, eleito o melhor goleiro ao lado de Petr Čech.