terça-feira, 16 de julho de 2013

Campeonato Brasileiro de 1995 - Santos 1x1 Botafogo

Túlio beija a Taça; Campeão do Brasileiro de 1995

Em 1995 o botafoguense não tinha boas lembranças de Campeonatos Brasileiros. Se desconsiderarmos os campeonatos pré-1971, até aquele ano o Fogão era o único clube do Rio que ainda não havia levado o Brasileirão. 

E mesmo se considerarmos a Taça Brasil de 1968, o longo jejum já incomodava. Mais doloroso ainda era que o time havia perdido a grande chance de conseguir este feito três anos antes em cima do maior rival, Flamengo. Mas em 95 o Glorioso não poderia perder, perder para ninguém.

Túlio não perdoa o Peixe e anota o seu...

O primeiro jogo foi no Maracanã. Diante de mais de 53 mil pessoas, o Fogão saiu na frente. Aos 18 minutos, após cobrança de escanteio, Wilson Gottardo, de cabeça, abriu o placar. Só que Geovanni tratou de igualar o marcador aos 39 minutos para tristeza dos botafoguenses. Por pouco tempo. Os escanteios botafoguenses estavam demais naquele dia. 

Após mais um cobrado, já aos 43 minutos, a bola sobrou limpa para Túlio, que só teve o trabalho de empurrar para o gol. O matador não perdoa. 2 x 1. Na comemoração, de forma irônica, o atacante “imita” Pelé ao dar socos no ar. No segundo tempo, o placar não se alterou e o jogo ficou por isso mesmo.

Túlio come até a grama do Pacaembu

Para o segundo jogo, ambos possuíam vantagens. Ao Botafogo, o empate era suficiente. Já o Santos, se vencesse por qualquer placar, se tornava campeão. A segunda partida foi no Pacaembu. Quase 29 mil pessoas seriam testemunhas do campeão brasileiro daquele ano. 

A partida foi um tanto polêmica. Isso por causa do primeiro gol botafoguense. Após cobrança de falta e uma cabeçada do companheiro, Túlio se aproveitou de posição irregular para ficar com a sobra e fazer o gol, que foi validado pelo árbitro.

O Santos chegou ao empate logo no começo do segundo tempo. Também de forma polêmica. Isso porque o gol veio de uma jogada onde Marquinho Capixaba teria usado o braço para tocar e a bola sobrou com Marcelo Passos. O gol deu esperanças torcedor santista. Faltava um gol para o título.

Em Impedimento Túlio empata para o Fogão

Não faltou luta. O Santos se esforçou para conseguir o segundo gol. E como polêmica pouca é bobagem, já perto do fim, Marcelo Passos cobrou mais uma falta. Camanducaia no momento da cobrança estava em posição legal e marcou o gol, porém foi sinalizado impedimento. 

Quanto mais o final do jogo se aproximava, mais emoção a partida tinha. Wagner fez pelo menos três defesas difíceis, salvando a pele botafoguense e se consolidando como um dos principais nomes do jogo. O alvinegro carioca também teve boas oportunidades e Donizete chegou a mandar uma bola na trave. Mas o placar não foi mais alterado. No fim, 1 x 1. Suficiente para os botafoguenses comemorarem. O Brasil era do Botafogo!

Donizetti e Túlio no Muro dos ídolos

Tendo polêmica ou não, a campanha do Botafogo em 95 é incontestável. Foi o time de melhor campanha, segundo melhor ataque, melhor saldo e que teve o artilheiro da competição. 

Túlio, ao final da primeira partida, irreverente e polêmico, como sempre fora, decretou: “Nós não somos Fluminense (referência a virada que o Peixe conseguiu em cima do Tricolor nas semifinais da competição). Não tem jeito, Botafogo é campeão”. E não é que ele estava certo?