terça-feira, 16 de julho de 2013

Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro - Ano de 1967

O Antigo Maracanã em 1967

Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o popular Maraca ("semelhante a um chocalho" em tupi-guarani, devido ao som de pássaros que viviam por ali ), é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. 

Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira. 

Foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimônias de abertura e de encerramento. Sediará o futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro. É também o palco da partida final da Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo FIFA de 2014.

O Novo Gigante em 2013

O Novo Maracanã será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil. O estádio irá receber sete jogos, incluindo a final do evento. Torna-se então o segundo estádio do mundo a receber duas finais de Copa. 

O primeiro tendo sido o Estádio Azteca, no México, que recebeu as decisões das Copas de 1970 e 86, e o segundo a sediar tanto uma final da Copa do Mundo e as Cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos, depois do Estádio Olímpico de Munique, na Alemanha, que sediou as cerimônias dos Jogos Olímpicos de 1972 e a final da Copa do Mundo FIFA de 1974.