terça-feira, 9 de julho de 2013

Copa do Mundo de 1958 - A Seleção Argentina de "Amarelo ?"

A Seleção da Argentina "Canarinho ?"

Há poucas horas atrás, o Brasil lançou a sua nova camisa "away" para 2013. Na quinta, foi lançada a sua nova camisa "home", na cor amarela, como de costume há mais de meio século. Até aí tudo bem... Mas e se imaginarmos a nossa grande rival Argentina com uma camisa semelhante a nossa canarinho? Alguém aqui já foi louco a ponto de pensar tal insanidade? 

Mas nem sempre a loucura significa impossível, e de fato, a história nos prova que isso já acontecera sim... 

Aconteceu na primeira rodada da Copa do Mundo de 1958, no mesmo Malmö Stadion construído para o torneio e que hoje abriga a sede do IFK. A Argentina voltava ao Mundial após 24 anos e estreava contra a então campeã, a Alemanha Ocidental. 

O árbitro inglês Reginald Leafe achou que a camisa celeste e branca dos sul-americanos se confundia com o branco dos alemães e mandou que os argentinos trocassem de uniforme. 

Como não havia outro, pois desde a criação da seleção a Argentina sempre havia jogado com a alviceleste, coube ao roupeiro do IFK, Arne Hjertsson, resolver o problema. Ele correu para o vestiário e voltou com as camisas amarelas do clube sueco, que, assim como o Brasil, também é apelidado de "canarinho".