terça-feira, 9 de julho de 2013

Pickles: O Cãozinho herói que encontrou a Taça Jules Rimet

Pickles; O Cãozinho herói

Em 1966 na copa da Inglaterra a taça ficou exposta no Center Hall de Westminster, em Londres, junto com uma exposição filatélica e mesmo diante de uma intensa vigilância, o troféu desapareceu, no dia 20 de março de 1966. O caso ganhou o noticiário internacional e obrigou a Scotland Yard a trabalhar rapidamente para encontrar a taça. 

Um suspeito foi preso, mas nunca disse ter sido o autor do roubo e muito menos onde estaria o troféu. Foi preciso a ajuda involuntária de um cão, de nome Pickles cujo dono, David Corbette o levara a passear quando descobriu que o cãozinho farejava algo estranho entre os arbustos. 

Era a Taça Jules Rimet que recuperada, naquela edição ficaria lá, em solo inglês. Após a conquista definitiva da Taça Jules Rimet pelo Brasil, ninguém poderia imaginar que o troféu poderia ser novamente roubado e isto infelizmente aconteceu em 20 de dezembro de 1983 quando se noticiava que o mais importante troféu das conquistas futebolísticas do Brasil havia sido derretido para a venda de seu ouro. 

Fora com ela toda uma rica e maravilhosa história de verdadeiro culto ao esporte e somente três anos mais tarde é que a Eastman Kodak, através da FIFA, ofereceu à CBF uma réplica com 1,875 quilogramas de ouro e que se encontra hoje no acervo da entidade.