terça-feira, 16 de julho de 2013

Copa Libertadores da América de 1996 - Grêmio 2x0 Botafogo

O Grêmio atual do atacante Jonas

Grêmio e Botafogo tem um histórico de confrontos equilibrados. Apesar de estes times nunca terem decididos títulos, o gremista pode ostentar que no confronto mais importante entre os dois saiu vitorioso. 

Este confronto aconteceu em 1996, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. E era um confronto com dois ótimos times. O Botafogo era o atual campeão brasileiro. O Grêmio atual campeão da Libertadores.

O Grêmio copeiro da Liberta de 1996

Primeiro jogo no Maracanã. E o Botafogo manteve-se invicto em seu território. A partida terminou em 1 x 1, gols de Jamir para o Botafogo e Jardel para o Grêmio.

Mas isso não era bom sinal ao lembrarmos que o time perdeu todos os jogos fora de casa. E no Olímpico o Grêmio é um terror para os rivais. Com gols de Luciano, no primeiro tempo, e Carlos Miguel, no segundo, o Tricolor bateu o Glorioso com certa facilidade. O Grêmio mostrou que Libertadores e mata-mata era com ele mesmo. 

O Grêmio eliminaria o Timão nas Quartas

Ainda foi carrasco do Corinthians na fase seguinte e só veio a ser eliminado nas semifinais pelo América de Cali. Acima da classificação, o gremista pôde se vingar do Botafogo, que cinco anos antes o venceu e decretou o rebaixamento do time a segunda divisão.