terça-feira, 16 de julho de 2013

O Flamengo e a Despedida de Zico

O Flamengo dos anos 90 ; Adeus Zico !

Na despedida do homem que encantou o mundo pelo futebol rubro-negro, nada mais justo do que enfrentar o que havia de melhor neste planeta.

Zico subiu as escadas que dão acesso ao gramado do Templo do Futebol às 21h25. Surpreendendo a todos, partiu do vestiário destinado aos árbitros, no lado oposto ao dos times. Todos os atletas estavam perfilados. O estádio ficou à meia luz e um show de raio laser cruzou o campo projetando desenhos na arquibancada, de onde a torcida acenava com 40 mil lenços brancos.

Era a sua última vez no Maraca como jogador do Flamengo. Um dia especial para os torcedores, para o próprio Galinho e para todos os amantes do futebol, mesmo os não-flamenguistas. Em um amistoso entre o time da Gávea e grandes estrelas internacionais, o Camisa 10 realizou sua despedida do futebol brasileiro, diante do Maior do Mundo lotado. O resultado de (2x2) foi o que menos importou.

Zico se Despede do Futebol; Deixou saudades...

A despedida de Zico não poderia ser uma partida comum. O jogo foi dividido em dois. Nos primeiros 45 minutos, uma homenagem ao Flamengo que conquistou o mundo, desde a formação do time ao uniforme branco, o mesmo que foi usado no título em Tóquio. 

O time de 1981, comandado por Paulo César Carpeggiani, jogou desfalcado dos zagueiros Figueiredo, que faleceu num acidente, e Mozer, que não pôde comparecer. Do outro lado estava um combinado de estrelas do futebol mundial.

O Maior de todos os Rubro-Negros !

FICHA TÉCNICA:

C.R. Flamengo 2 x 2 World Cup Masters
Amistoso de Despedida do Zico

Data: 06/02/1990
Local: Maracanã - Rio de Janeiro
Árbitros: Wilson Carlos dos Santos, Jorge Emiliano e Arnaldo Cezar Coelho
Público: 89.622 espectadores
Renda: NCZ$ 3.958,600,00

Gols: Fernando (FLA) - 8'/2ºT, Cláudio Adão (WCM) - 12'/2ºT, Tarantini (WCM) - 34'/2ºT e Leonardo (FLA) - 35'/2ºT.

Flamengo de 1990: Zé Carlos, Leandro (Júnior Baiano), Fernando, Júnior (Luís Carlos), Leonardo, Renato, Edu, Aílton, Zico, Bujica e Zinho.

World Cup Masters 2: Taffarel, Gerets, Camacho, Edinho e Tarantini; Madjer, Hansi Muller e Mário Kempes; Messey, Claudio Adão e Bebeto. Técnicos: Sebastião Lazaroni, Telê Santana, Edu Coimbra e Carlos Alberto Torres.