sábado, 13 de julho de 2013

Campeonato Brasileiro de 2002 - Corinthians 2x3 Santos

Santos Campeão Brasileiro de 2002

Santos conquista o Brasileiro e sai da fila de 18 anos

O Brasileiro de 2002 coroou naquele domingo o time do melhor futebol do campeonato. O Santos bateu novamente o Corinthians em jogo emocionante no Morumbi, por 3 a 2, e conquistou seu primeiro título importante nos últimos 18 anos.

A equipe da Vila Belimiro, campeã paulista de 1984, também não levantava uma taça de âmbito nacional havia 16 anos, desde que venceu o Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968.

Comandado por Emerson Leão. o time encantou o país com toques rápidos, uma forte marcação, muita garra e a genialidade da dupla "teen" Diego, de 17 anos, e Robinho, 18.

"Fui várias vezes campeão como jogador, até em Mundial. Mas o êxtase da minha carreira foi hoje", disse Leão.

Diego e Robinho; Os Meninos da Vila...

O Santos, que entrou em campo sem seu maior artilheiro(Alberto com 12 gols estava suspenso), sofreu um baque logo aos 2min de jogo. O meia Diego sentiu distensão muscular na coxa esquerda em seu primeiro lance e deixou o campo.

Entrou Robert, único remanescente da final de 1995, quando perdeu para o Botafogo. Daí começou a brilhar o coadjuvante que passou a jogar somente nos mata-matas. O goleiro Fábio Costa fez três defesas espetaculares, em cabeçadas à queima-roupa de Guilherme(duas) e Fábio Luciano.

No final do primeiro tempo, ressurgiu outro herói. Robinho recebeu a bola e começou a "dançar" em frente ao lateral Rogério. Tocou na frente e sofreu pênalti, que o próprio atacante cobrou para abrir o placar.

No segundo tempo, o Corinthians virou com Deivid e Ânderson, ambos de cabeça. Faltando apenas um gol para o título do rival, Robinho voltou a ser o diferencial.

Emerson Leão foi o Comandante

Leão: "Título não poderia ser de outro"

Treinador afirma que sua equipe não se abalou quando o Corinthians fez 2 x 1 na partida daquele domingo, no Morumbi.

O técnico do Santos, Emerson Leão, afirmou após a vitória por 3 x 2 que sua equipe - mesmo tendo terminado a fase de classificação do Brasileiro em 8° lugar - mereceu conquistar a competição.

"Jogamos seis vezes e vencemos cinco. O título não poderia ficar com outra equipe", disse Leão, referindo-se ao desempenho do time no "mata-mata".

"Sofremos 2 x 1 e não ficamos nervosos. Eles(os jogadores) estão de parabéns. Não mostraram em nenhum momento que estavam abalados. O nosso emocional foi fundamental para passar pelo São Paulo, Grêmio e Corinthians", comentou. O treinador considerou fundamental as duas vitórias diante do São Paulo.